Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A previsão é que, semanalmente, cada uma das especialidades realize 40 atendimentos, uma média de 640 consultas por mês.

A previsão é que, semanalmente, cada uma das especialidades realize 40 atendimentos, uma média de 640 consultas por mês. Foto: Marcos Filho Sandes

Foto: Marcos Filho Sandes A previsão é que, semanalmente, cada uma das especialidades realize 40 atendimentos, uma média de 640 consultas por mês. A previsão é que, semanalmente, cada uma das especialidades realize 40 atendimentos, uma média de 640 consultas por mês.

Em Araguaína, o novo serviço Clínica Saúde Já iniciou as consultas neste mês de fevereiro. O local funciona no formato de policlínica e oferece gratuitamente atendimentos com médicos nas especialidades de Ginecologia, Pediatria, Psiquiatria e Ortopedia. A expectativa é beneficiar mais de 600 moradores por mês.

“Estamos muito otimistas com esse novo serviço, pois sabemos o quanto isso irá beneficiar as pessoas que mais precisam e agilizar os atendimentos. É um complemento importante para os serviços que a rede municipal de saúde oferece”, afirma a secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia

Agilidade

Leonardo Cordeiro Alexandre, de 56 anos, morador do Setor Couto Magalhães, trabalhou por muitos anos em uma empresa, onde fazia o descarregamento de cargas. Porém, os movimentos repetitivos fizeram com que ele desenvolvesse diversos problemas na coluna, que levaram ao seu afastamento das atividades.

Ele iniciou o tratamento na UBS Abeny Soares e foi encaminhado para o Saúde Já para se consultar com um especialista em Ortopedia. Todo o processo durou menos de vinte dias. “Pensei que fosse demorar, pois a demanda é muito grande. Mas, graças a Deus, foi tudo muito rápido e estou ansioso nessa ajuda para minha recuperação”.

Outra paciente também atendida no Saúde Já é Maria de Nazaré Cardoso, de  49 anos. Ela sofreu um acidente em 2019 e precisou fazer uma cirurgia no joelho. Após quatro anos, Maria começou a sentir fortes dores no local da cirurgia e teve que retornar ao tratamento.

Em menos de trinta dias, ela consultou com o ortopedista, recebeu o encaminhamento para fazer um raio-x, realizou o exame e retornou à unidade para uma nova consulta. “Foi um processo muito rápido e eu estou muito satisfeita pela agilidade e pelo bom atendimento que recebi”.

Serviço completo

A meta é que, semanalmente, cada uma das especialidades realize 40 atendimentos, uma média de 640 consultas mensais. A estrutura do local oferece três recepções para agilizar os atendimentos e cinco consultórios.

Na mesma unidade também é realizada as consultas de pré e pós-operatórias do programa Araguaína Cuida, que realiza gratuitamente cirurgias eletivas em laqueadura, vasectomia, cirurgias gerais e ginecológicas. Ambos os serviços são custeados por meio de uma emenda parlamentar de R$ 3,5 milhões do senador Irajá, repassada via Ministério da Saúde.

Como obter atendimento?

Localizada na Rua Ipameri, nº 297, no Loteamento Dona Nélcia, a Clínica Saúde Já funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 19 horas, sem interrupções para o almoço. Para ter acesso às especialidades do serviço, o morador precisa inicialmente procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima da sua casa e solicitar a consulta, que será posteriormente encaminhada para a clínica ou para o Ambulatório Municipal de Especialidades.