Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação Sabin

Foto: Divulgação Sabin

Os exames de rotina desempenham um papel essencial na saúde das pessoas, uma vez que monitoram regularmente as funções do organismo. Conhecidos também como check-up médico, esses exames avaliam a condição geral de saúde de um indivíduo e identificam precocemente doenças que ainda não apresentam sintomas. 

Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) demonstra como os exames são importantes. O levantamento aponta que 64% dos pacientes crônicos controlam a doença por meio de exames laboratoriais e 48% acreditam que deveriam ter feito exames médicos com mais antecedência. 

“Os testes laboratoriais auxiliam no diagnóstico e prognóstico, prevenção e estabelecimento de riscos para inúmeras doenças. Além da confirmação de suspeitas diagnósticas, os exames são grandes auxiliares e indispensáveis em muitas situações”, afirma Natália Cinquini, endocrinologista do Sabin Diagnóstico e Saúde no Tocantins.  

A especialista explica que a frequência para realização dos exames de rotina varia de acordo com a recomendação médica. “Algumas patologias necessitam de acompanhamento periódico, com exames laboratoriais para seguimento no quadro, como nos casos de diabetes mellitus e hipotireoidismo, por exemplo. Os exames devem ser feitos em média a cada 6 meses, mas se há descompensação ou alguma intercorrência nessas situações eles são feitos com período ainda mais curto”, relata.  

A médica informa ainda que entre os principais exames indicados nos check-ups está o hemograma completo. Essa avaliação consegue identificar anemias, leucemias, infecções bacterianas e virais, processos inflamatórios e muitas outras condições. 

Outra indicação da profissional são os exames TGO e TGP, que avaliam o funcionamento do fígado e podem apresentar alteração em caso de doenças que acometem o órgão, lesões musculares e doença celíaca, por exemplo.  

Na lista do check-up completo estão também os exames para avaliação dos níveis de ferro, função renal, glicemia e o perfil lipídico, que quando alterados podem indicar necessidade de tratamento.  

A saúde da tireoide também merece uma atenção especial. “Os exames TSH e T4 livre avaliam o funcionamento da glândula tireoide, podendo identificar alterações como hipotireoidismo e hipertireoidismo”, afirma Natália. 

Confiabilidade dos exames  

Dada sua importância na análise do estado de saúde do indivíduo, os exames laboratoriais carregam a necessidade de serem precisos e confiáveis. Daí, a relevância de buscar empresas que assegurem que as amostras serão coletadas por profissionais capacitados, processados por tecnologia confiável e analisadas por técnicos especializados em emitir laudos que auxiliem os médicos nas tomadas de decisões clínicas.  

Para que os resultados dos exames sejam precisos e realmente auxiliem os médicos a tomar a melhor decisão para a saúde dos pacientes, os laboratórios precisam seguir padrões estabelecidos internacionalmente, desde a coleta da amostra até o laudo final. Segundo a biomédica e gestora do Sabin Diagnóstico e Saúde no Tocantins, Nayara Borba, as certificações demonstram a excelência dos padrões de qualidade.  

No Tocantins, o Sabin é certificado pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC), da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML). Para obter a acreditação, os laboratórios devem seguir padrões de atendimento ao paciente, coleta, preparação, transporte e processamento de amostras laboratoriais, cumprindo vários requisitos de qualidade analítica verificados pelos auditores. A auditoria avalia ainda a emissão dos laudos resultados clínicos, a assessoria prestada aos médicos e pacientes, além da atualização constante dos profissionais em requisitos como segurança do paciente, gestão de riscos e fortalecimento da confiança do público.   

Além do selo PALC, o Sabin também possui no Tocantins outras certificações, como a ISO 9001, referente a boas práticas de gestão da qualidade, e a ISO 14001, que atesta os requisitos do Sistema de Gestão Ambiental da companhia. Há quase 12 anos no Estado, o Sabin soma 14 unidades de atendimento, distribuídas na capital e nos municípios de Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Gurupi e Guaraí. 

Sabin no Tocantins

No Tocantins desde 2012, o Sabin Diagnóstico e Saúde conta com 14 unidades de atendimento, nas cidades de Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Gurupi e Guaraí. A empresa é referência em exames laboratoriais no estado, com serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental. Além disso, o Sabin atua no mercado de Gurupi e região com a plataforma integradora de serviços de saúde Rita Saúde, uma solução digital que conta com diversos parceiros como farmácias, médicos e outros profissionais, promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência. 

Referência em saúde, destaque em gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades onde está presente, o Grupo Sabin nasceu na capital federal, fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984. Hoje conta com cerca de 7000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas. (Kiw/AI)