Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) vai promover uma série de encontros regionais com federações, sindicatos, entidades setoriais e produtores rurais para levantar as principais propostas do setor para o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2024/2025.

O primeiro encontro foi realizado, nesta terça-feira, 27, na sede da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), em Curitiba, para reunir as demandas da região Sul.

A pauta do encontro inclui propostas para o crédito rural, políticas de apoio à comercialização, mercado de capitais e instrumentos de gestão de risco. A Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA vai coordenar os debates nas cinco regiões do país.

“O objetivo dos encontros é discutir propostas específicas dos produtores, que atendam às necessidades e particularidades de cada uma das regiões a curto e longo prazo, bem como consolidar contribuições que serão encaminhadas para a formulação do próximo Plano Safra”, afirmou o assessor técnico da CNA, Guilherme Rios.

Os debates da região Norte acontecem na quarta-feira, 6 de março, em Porto Velho/RO, e da região Centro Oeste, na sexta-feira (8), em Campo Grande/MS. O encontro da região Nordeste será em Teixeira de Freitas/BA no dia 15. As demandas da região Sudeste serão levantadas em São Paulo/SP e do Matopiba em Balsas/MA. As datas ainda serão divulgadas.

Todas as propostas serão consolidadas em um documento que será entregue ao Ministério da Agricultura e outras autoridades do governo federal como contribuição para elaboração do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2024/2025.