Um marco significativo de tradição cultural e religiosa, o espetáculo da Paixão de Cristo com a Cia Art’Sacra terá a sua 20ª edição realizada no dia 29 de Março. Neste ano, a produção cultural volta à Praça dos Girassóis com a expectativa de público de mais de cinco mil pessoas e cerca de 500 voluntários, incluindo elenco, figurantes e equipe técnica.
Ainda há vaga de elenco para soldados, discípulos e figurantes. Os ensaios acontecem sempre aos finais de semana, até a data do evento, com possível inserção de ensaios extras à noite, conforme a necessidade da Direção do espetáculo.
Podem participar pessoas de qualquer idade, gênero e religião, com ou sem experiência em Teatro. O espetáculo já conta no elenco também com a inclusão de indígenas, pessoas com deficiência e jovens em situação de ressocialização.
O tema deste ano é "O Reencontro" em celebração aos 20 anos de realização da Paixão de Cristo com a Cia Art’Sacra no Tocantins. Para celebrar a data especial, o espetáculo contará com a participação de pessoas que participaram do elenco e bastidores ainda nas primeiras edições da peça. “Será um encontro memorável, convocamos a todas as pessoas que participaram conosco de todas as edições da Paixão de Cristo, principalmente as primeiras. Para que tenhamos um encontro histórico”, almeja o diretor-geral do espetáculo, Valdeir Santana.
Além do elenco pioneiro, novos integrantes também são bem-vindos. Segundo Valdeir, o objetivo maior é poder levar às pessoas momentos de reflexão, através da arte. “Queremos alcançar o íntimo de cada pessoa que participa, seja como elenco, produção ou plateia, que por inúmeros motivos conviveu ou convive com turbulências, que por vezes fez nos distanciarmos de Deus e dos irmãos. Será um espetáculo marcante e inesquecível”, celebra o diretor. Para participar, basta realizar a inscrição pelo whatsapp (63) 98484-5422.
Reconhecimento
O espetáculo da Paixão de Cristo, realizado pela Art´Sacra Cia. de Teatro, foi instituído no calendário de eventos oficiais do município de Palmas, Lei 2.287, de 10 de janeiro de 2017, pelos seus trabalhos realizados na área de teatro e formação. Tal reconhecimento ressalta a sua importância na sociedade como uma entidade que fomenta a cultura, às artes, sacra e popular e colabora desta forma com a formação cultural do Estado do Tocantins.
A Cia foi fundada em 16 de maio de 2005 por um grupo de jovens apaixonados pelo teatro e que sempre atuavam nas apresentações sacras onde dramatizavam passagens dos Evangelhos e outras temáticas para reflexões litúrgicas e formações sócio-educativas na Paróquia Dom Orione, em Palmas.