Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Veículos

Foto: Sérgio Dias

A Ford anunciou que a sua divisão Pro vai iniciar as vendas da E-Transit no Brasil no final de março nas versões furgão e chassi cabine, com preço a partir de R$ 542 mil, e que já foram comercializadas 300 unidades do modelo.

“A chegada da E-Transit é mais um passo importante na ampliação e diversificação da nossa linha de produtos para dar continuidade ao crescimento da Ford Pro, sempre com foco em oferecer a máxima rentabilidade para o negócio do cliente”, diz Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul.

De acordo com a Ford, as versões da E-Transit são fabricadas na Turquia e devem no curto prazo ter como clientes potenciais empresas e grandes frotistas focados em investir em operações mais sustentáveis, com menor emissão de CO2 e menor custo operacional. Nos próximos anos, com o incremento da adoção de veículos elétricos, ela deve atender também empresas menores atraídas pelos benefícios operacionais da eletrificação.

Ambas as versões da E-Transit equipadas com motor elétrico de 269 cavalos de potência, 430 Nm, tração traseira, torque instantâneo e capacidade volumétrica de até 15 m³ no furgão e de até 21 m³ na chassi, quando implementada com baú similar ao da versão a combustão.

Sua autonomia no ciclo WLTP, o mais usado na Europa, é de 317 quilômetros. Acontece que no ciclo PBEV – Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular sugere uma redução de 30%, chegando, portanto, a uma autonomia de 220 quilômetros – a divisão Ford Pro afima que em testes o modelo rodou 260 quilômetros, carregado.

 Foto: Divulgação

Sua bateria de lítio de 68 kWh pode ser carregada tanto em corrente contínua (até 115 kW), em 35 minutos, como em corrente alternada (até 11,5 kW), em 8 horas, usando conector do tipo 2, com um sistema de gerenciamento de carga que otimiza a sua vida útil.

A Ford E-Transit traz tecnologias semiautônomas que reduzem o risco de colisões, como sistema de frenagem autônoma, além de controle de tração e estabilidade AdvanceTrac e câmera 360°.

Também é a única com os modos de condução Normal, Econômico e Escorregadio, que junto com o sistema de regeneração de energia contribuem para a segurança e menor custo operacional. O modem de conectividade fornece dados confiáveis e precisos para auxiliar o condutor e a gestão do administrador da frota.

“A E-Transit oferece vantagens que vão muito além das emissões zero. O custo de posse é uma delas. O seu trem de força tem 86% menos peças de desgaste que o da versão a diesel e, combinado com o uso da energia elétrica, seu custo total de operação é 40% menor”, explica Matias Guimil, gerente de Estratégia de Veículos Comerciais da Ford América do Sul.

A E-Transit Furgão dispõe de quatro modelos com diferentes capacidades de carga volumétrica: L2H2, com 9,5 m3; L2H3, com 10,7 m3; L3H3, com 12,4 m³; e L4H3, com 15 m³. Ela tem PBT de 3,5 toneladas, que permite a condução com CNH B, e sua capacidade de carga varia de 800 a 1.000 quilos. Já a E-Transit Chassi tem versões com PBT de 3,5 e 4,2 toneladas e capacidade de carga de 1.300 a 2.100 quilos.

Foto: Divulgação

 Foto: Sérgio Dias

A versatilidade da E-Transit permite o desenvolvimento de projetos de modificação para atender também o transporte de passageiros e outros usos específicos, como ambulâncias. Tanto a furgão como a chassi contam com garantia de três anos, ou 100.000 quilômetros, e cobertura de oito anos ou 160.000 quilômetros para a bateria.

 Foto: Sérgio Dias

 Foto: Sérgio Dias

 Foto: Divulgação

Notas Rápidas, por Sérgio Dias

Mercado ganha novas opções de bandejas de suspensão para reposição

A Marelli Cofap Aftermarket anuncia o lançamento novos códigos de bandejas de suspensão para automóveis que atendem modelos das marcas Chrysler, Fiat, Hyundai e Nissan. Com a ampliação do portfólio, a marca Cofap passa a oferecer mais de 350 códigos que cobrem praticamente toda a frota nacional de veículos de passeio.

Considerada um dos principais componentes do sistema de suspensão de um veículo, a bandeja tem a função primordial de ser um ponto de ligação direta entre os conjuntos das rodas, que incluem sistema de freio, mola e amortecedor, e o chassi do veículo.

Roubos e furtos de veículos crescem na Região Metropolitana de São Paulo em 2023

Os índices de roubo e furto de veículos na Região Metropolitana de São Paulo aumentaram 8,2% em 2023 em comparação com o ano anterior.

Durante o período de janeiro a dezembro, foram registrados 57.501 casos em 2023, contrastando com os 53.154 casos do mesmo período em 2022, de acordo levantamento feito pela Ituran Brasil, a partir de dados apurados na Secretaria de Segurança Pública de São Paulo e validados com informações da empresa líder em monitoramento de veículos.

Bahrein é o palco de estreia da temporada mais longa da história da Fórmula 1

A Fórmula 1 retorna ao Bahrein para a primeira rodada da temporada de 2024, de quinta-feira, 29 de fevereiro, a sábado, 2 de março. Essa mudança foi feita pela Fórmula 1 para acomodar o início do Ramadã, no segundo domingo de março.

Em razão da programação habitual do fim de semana do GP ser antecipada em um dia, como será o caso também no fim de semana seguinte, na Arábia Saudita, teremos duas sessões de treinos livres na quinta-feira, TL3 e classificação na sexta-feira, depois o GP propriamente dito no sábado.

Tonalidade preta e dinâmica é a “Cor Automotiva Global” de 2024

A Axalta Coating Systems revelou a “Cor Automotiva Global” de 2024: “Starry Night”, com flocos de azul claro e prata que evocam a expansão do espaço. A tonalidade preta simboliza a imaginação audaciosa e o desejo de alcançar novos horizontes, que transcende os limites entre os estilos de design clássico e moderno ao harmonizar com diversas cores, acabamentos, padrões e texturas.

"O preto é a segunda cor automotiva mais popular globalmente, e estamos entusiasmados em apresentar uma tonalidade preta como nossa Cor Automotiva Global do Ano de 2024. Starry Night é uma representação única, onde o preto se torna brilhante e distinto. Esta tonalidade, cósmica e clássica ao mesmo tempo, reflete sempre o toque de inovação da Axalta", afirma Dan Benton, Diretor Global de Marketing de Cores da Axalta.

BYD inaugura plataforma de vendas online para o Dolphin Mini

O BYD iniciou a pré-venda do Dolphin Mini de maneira totalmente digital na plataforma de e-commerce Mercado Livre, com bônus de R$ 10 mil para os primeiros compradores.

“Poder vender nossos carros online é levar ao consumidor a comodidade e o conforto de comprar um veículo em apenas poucos cliques e não poderia ser outro modelo senão o Dolphin Mini, nosso segundo game-changer do mercado depois do Dolphin”, explicou Henrique Antunes, diretor de vendas da BYD do Brasil.