Cada família que recebe o benefício do cartão Acolhe Gurupi no valor de 150 reais, precisa ter um membro matriculado e participando assiduamente de qualquer um dos cursos gratuitos ofertados pelo sistema S, em parceria com a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal da Mulher e Cidadania. As inscrições já estão abertas e seguem até o preenchimento das vagas, que são limitadas por turma.
A prefeita Josi Nunes ressaltou a importância da família beneficiária cumprir todas as exigências para manter o benefício vigente. “Nós queremos com essa iniciativa contribuir com a vida das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. O cartão é mais prático e deixa a família livre para comprar os itens que mais precisa, nos supermercados cadastrados. O que também vamos contribuir com a economia local. Além disso, o programa conta com a capacitação, por meio dela, é levado mais dignidade e condições para as famílias mudarem de vida”, disse.
Capacitação
Ao todo são ofertados nessa fase, quatro cursos. São eles: corte e costura, padeiro, operador de computador e assistente administrativo. Os interessados podem se inscrever, pessoalmente, em qualquer unidade do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, no horário de 8 às 17h, ou ainda na casa do empreendedor – na sala da Secretaria Municipal da Mulher e Cidadania, de 8h às 13h.
Documentos
É necessário apresentar as cópias de documentos pessoais, para efetivar a matrícula. Sendo eles: RG ou CNH (habilitação do condutor), CPF, comprovante de escolaridade (declaração escolar, histórico ou certificado), e em caso de aluno menor de idade, é necessário entregar as cópias dos documentos do responsável (RG, CPF ou CNH).
Cartão Acolhe Gurupi
O cartão Acolhe Gurupi foi idealizado pela prefeita Josi Nunes, para minimizar as desigualdades sociais e capacitar as famílias gurupienses. É um programa de transferência de renda às pessoas em situação de vulnerabilidade.
Hoje, o cartão Acolhe Gurupi no valor de R$ 150 faz parte da realidade de mil famílias da cidade. Esse cartão é exclusivo para compras de itens alimentícios e materiais de limpeza, em qualquer estabelecimento cadastrado. E para garantir o benefício, um membro da família terá que fazer qualquer um dos cursos oferecidos.
Cursos:
Operador de Computador
A partir de 14 anos de idade
Escolaridade: Ensino Fundamental Completo
Previsão de início: 24/04 das 19h às 22h
De segunda à sexta feira / 190 horas
Local: CRAS Nezinho Guida (Rua H, setor vila Íris) Fone: 3315-0037
Corte e Costura:
A partir de 16 anos de idade
Escolaridade: Ensino Fundamental Completo
Turma 1: 19/03 das 13h às 17h
De segunda à sexta feira / 160 horas
Carga horária estimada - 160h
Turma 2: das 18h às 22h
Local: Centro de Integração e Promoção Humana (endereço: rua 20 entre as avenidas: São Paulo e Amazonas)
Assistente administrativo:
A partir dos 14 anos de idade
Escolaridade: Ensino Fundamental Completo
Previsão de início: 15/04 das 19h às 22h
De segunda à sexta feira / 190 horas
Local: CRAS Nezinho Guida (Rua H, setor vila Íris) Fone: 3315-0022
Padeiro:
A partir dos 16 anos de idade
Escolaridade: Ensino Fundamental 1
Previsão de início: 04/03 das 19h às 22h
De segunda à sexta feira / 190 horas
Local: Senai.