Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Carol Setubal/Secom-TO

Foto: Carol Setubal/Secom-TO

O Governo do Tocantins, representado pelo secretário do Turismo, Hercy Filho, apresentou as potencialidades do Estado aos investidores internacionais, durante uma rodada de negócios organizada pelo Ministério do Turismo e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), durante a programação da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) em Portugal, nesta sexta-feira, 1º de março.   

O evento, realizado na Embaixada do Brasil em Portugal, propôs a integração entre os trades nacional e internacional e networking com investidores, e promover investimentos no potencial turístico dos estados presentes na BTL. 

O Tocantins está sendo um dos estados mais procurados na BTL 2024, e a presença ativa do Governo do Estado na feira proporciona uma oportunidade estratégica para estabelecer laços com investidores estrangeiros interessados em explorar as possibilidades de investimento na indústria do turismo no Brasil, conforme destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino. "O Brasil está promovendo uma série de rodadas de negócios, apresentando os belos atrativos turísticos do país e as inúmeras oportunidades para os investidores e empreendedores. Com esse novo mercado que surge no turismo no mundo, o Brasil, vamos fazer com que o Tocantins ganhe o mundo, trazendo mais turistas para visitar as belezas e os grandes atrativos que a gente tem no Estado”, ressaltou o ministro. 

Para o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, a presença do Tocantins reforça o compromisso do Governo do Estado na promoção turística. “Temos visto uma estrutura que tem responsabilidade com sustentabilidade, que é algo importante para o público europeu. O Brasil veio muito forte para Portugal neste momento e isso é um recado que estamos preparados para receber os novos turistas”, revelou ao mencionar que Portugal é estratégico para o crescimento do turismo no Brasil, pois representa uma porta de entrada e saída de toda a Europa”. 

Já o embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, que já morou no Tocantins, frisou que a rodada de negócios serviu como uma vitrine do Tocantins para os novos investidores, garantindo discussões construtivas e parcerias promissoras entre o Estado e investidores estrangeiros. “Realmente, eu tenho uma ligação muito forte com o Tocantins. Eu conheço o Estado desde 1971 e sei das suas potencialidades. É um Estado que está preparado para crescer com o investimento internacional no turismo”, frisou o embaixador ao mencionar as belezas naturais do Estado, muito procuradas pelos europeus. 

Durante o encontro, o secretário Hercy Filho demonstrou otimismo em relação às perspectivas de cooperação e colaboração entre o Tocantins e os investidores estrangeiros do trade em todas as sete regiões turísticas do Estado. “Essa é uma agenda super importante, pois estamos fazendo o Tocantins ser conhecido por todos os investidores do mundo, para que a gente possa atrair turistas para esse belo Estado, mostrar nossas riquezas naturais, nossas riquezas culturais. Estamos cumprindo com a determinação do governador Wanderlei Barbosa de fazer um trabalho que possa melhorar a renda e a vida das pessoas por meio desse vetor econômico que é o turismo”, completou Hercy Filho. (Secom/TO)

(Foto: Carol Setubal/Secom-TO)