Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Robson Corrêa

Foto: Robson Corrêa

O Governo do Tocantins levou nesta terça-feira, 5, o projeto Sementinhas do Cerrado a 50 estudantes das turmas do 1º ao 9º ano da Escola Estadual Indígena da Aldeia Mangabeira, no município de Itacajá. O projeto tem o objetivo de promover a conscientização ambiental em unidades de ensino e formar multiplicadores de boas práticas sustentáveis individuais e coletivas nas comunidades destes estudantes.

Durante a visita são realizadas oficinas de coleta seletiva de resíduos sólidos, reciclagem, compostagem, palestras de educação ambiental, voltadas para conservação do meio ambiente, além do plantio de mudas, deixando cada aluno responsável por uma árvore e a entrega da cartilha com sementes.

A diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Semarh, Erliette Gadotti, destacou que, “o projeto Sementinhas do Cerrado inicia uma trajetória de crescimento e envolvimento das escolas e dos municípios no processo de educação ambiental, para formarmos estudantes multiplicadores de boas práticas ambientais, futuros cidadãos conscientes do nosso compromisso com a preservação do meio ambiente e sustentabilidade do nosso planeta”.

O coordenador da Escola Estadual Indígena da Aldeia Mangabeira, Wiloiy Rodrigues da Cruz, falou da satisfação em receber a visita do projeto Sementinhas do Cerrado, “para a escola e nossos alunos é muito importante um projeto que vem ensinar a proteger o meio ambiente”.  

O cacique da Aldeia Mangabeira, Isaque Koru Krahô, afirmou que, “a visita do projeto foi muito boa, pois além de aprender a escrever é importante as crianças aprenderem atividades que envolvem o cuidado com o meio ambiente e pode contribuir com a produção da horta que estamos montando”.

A gerente de Educação Ambiental para a Sustentabilidade da Semarh, Thays Marinho, disse que “a equipe foi recebida com muita alegria, os alunos foram muito atenciosos e dedicados na participação de cada atividade. No segundo semestre, o projeto retorna à escola para acompanhar os resultados, verificar se os conhecimentos estão sendo praticados e oferecer orientações que possam facilitar a continuidade das ações”.

Na aldeia Mangabeira está sendo montada uma horta, para produção de alimentos, onde será aplicado o adubo produzido com a técnica de compostagem ensinada aos estudantes durante a oficina.

Projeto Sementinhas

O Projeto Sementinhas do Cerrado é uma ação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que tem o objetivo de fomentar a consciência ambiental dos estudantes, o compromisso com o meio ambiente e os cuidados necessários para a preservação.

Com visitas in loco nas escolas contempladas, o projeto tem a meta de levar educação ambiental para 300 estudantes, incluindo também escolas indígenas e quilombolas. Nesta edição piloto serão percorridos seis municípios do Tocantins.

Assim como Palmas e Itacajá, no primeiro semestre serão visitadas escolas nos municípios de Tocantinópolis, Almas, Lagoa da Confusão e Tocantínia; e no segundo semestre, as equipes do projeto vão retornar às unidades de ensino visitadas para monitoramento das atividades desenvolvidas.

Além da Semarh, neste projeto, o Governo do Tocantins conta com a colaboração do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins (Sepot).

(Foto: Robson Corrêa)