Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Veículos

Foto: Sérgio Dias

Foto: Sérgio Dias

Esta semana não vamos falar de carros, motos ou caminhões na coluna, mas de algo muito importante que está presente em todos eles: os pneus. Fomos convidados pelo Grupo Sumitomo Rubber para conhecer a sua fábrica inaugurada em 2013 na cidade paranaense de Fazenda Rio Grande.

Dona das marcas Sumitomo, Dunlop e Falken, em 2013 a produção na planta brasileira alcançava a marca de dois mil pneus. Dez anos depois o número saltou para 20 mil pneus e a expectativa é atingir o volume de 30 mil pneus até 2029 – uma observação: esse número de produção é por dia.

Além de conhecer a fábrica e saber que os pneus são produzidos utilizando a exclusiva tecnologia TAIYO (Sun) System, que possibilita a produção de pneus sem emendas nas partes de borracha, tivemos a oportunidade de conhecer um novo produto da marca Dunlop: o SP 296, desenvolvido para caminhões em utilização em terrenos mistos.

“A Dunlop está extremamente orgulhosa dos resultados excepcionais obtidos nos testes do pneu SP926”, afirma Rodrigo Alonso, diretor Nacional de Vendas e Marketing da Dunlop Pneus.

O pneu Dunlop SP926 é fabricado no Brasil considerando as condições específicas de uso e segmentos do nosso mercado, sendo projetado para superar os desafios mais exigentes de trajetos mistos, desde asfalto até terrenos de terra, lama e pedras.

O pneu Dunlop SP926 estará inicialmente disponível na medida 295/80R22.5 e atende principalmente os setores canavieiro, construção e coleta de lixo, oferecendo uma solução completa em durabilidade, desempenho e economia operacional.

Conhecemos durante a visita a tecnologia e compostos que fazem parte do novo SP926 e que redefine os padrões de resistência contra cortes, arrancamentos e picotamentos. O talão, por exemplo, possui um reforço de nylon assegurando um excelente índice de recapabilidade, o que resultará na redução dos custos por quilômetro.

O design do Dunlop SP926 vem com sulcos mais largos para uma autolimpeza eficaz e maior aderência, enquanto sulcos 31% mais profundos em comparação ao modelo anterior redefinem a tração em condições adversas, resultando em um aumento de 43% na performance quilométrica. 

Em testes realizados pelo Grupo Sumitomo Rubber, o Dunlop SP926 demonstrou melhor custo por quilômetro quando comparado a outros pneus utilizados em frotas.

“Esses resultados reforçam nosso compromisso contínuo em fornecer aos nossos clientes produtos de alta qualidade e tecnologia que ofereçam desempenho excepcional, durabilidade incomparável e segurança, seja qual for o terreno, para todo mercado brasileiro”, finalizou Alonso.

(Foto: Sérgio Dias)

Notas Rápidas, por Sérgio Dias

Caoa Chery amplia família Tiggo 7 2025 com a versão de entrada Sport

A Caoa Chery amplia a linha Tiggo 7 2025 e apresenta a nova versão de entrada Sport, equipada com motor 1.5L VVT Turbo Flex de até 150 cavalos de potência, transmissão CVT de nove velocidades simuladas e preço a partir de R$ 134.990,00.

A versão Sport é equipada com suspensão independente e freios a disco com ABS e EBD nas quatro rodas, Controle Eletrônico de Estabilidade e Tração, além de Sistema Auxiliar de Partida em Aclives. Também vem equipado com setas em LED nos retrovisores, faróis Full LED, luzes de rodagem diurna e faróis de neblina com assistência para curvas, todos em LED.

Empresas passam a oferecer seguro para carros comprados em leilão

Uma das maiores dúvidas dos consumidores quando adquirem um veículo em leilão é como obter a apólice de seguro. A Copart se uniu à Loovi Seguros para oferecer seguro automotivo para os carros disponibilizados nos leilões organizados pela companhia.

O serviço oferece cobertura de até 70% no valor da tabela Fipe, de forma simples e desburocratizada. A Loovi Seguros não realiza análise do perfil ou comportamento do condutor, precificando o seguro através do valor do automóvel e sua localidade, dando a possibilidade de contratar 100% online ao arrematar seu veículo e já sair com ele segurado.

Hyundai e CAOA atualizam parceria para comercialização de veículos no Brasil

A HMB – Hyundai Motor Brasil Montadora de Automóveis e a CAOA Montadora de Veículos anunciam atualização de sua parceria para a comercialização dos veículos da marca Hyundai no Brasil.

Pelo novo modelo de negócio, a subsidiária brasileira da fabricante sul-coreana passa a coordenar desde a importação até a distribuição final de todo o portfólio de veículos Hyundai. A rede de concessionárias Hyundai será unificada, oferecendo veículos importados e produzidos localmente.

Primeiras unidades do novo Ford Mustang GT 2024 chegam no Brasil

A Ford revelou que as primeiras unidades da sétima geração do Mustang desembarcaram no Brasil, o que indica que a seu lançamento está bem próximo. O modelo será comercializado na versão topo de linha GT Performance, equipada com o motor Coyote V8 mais potente de todos os tempos.

A cor Vermelho Zadar será outro destaque do lançamento. A chegada da geração totalmente nova também tem um caráter especial por coincidir com os 60 anos do Mustang, que serão comemorados durante o ano com várias ações.

Kia oferece o híbrido Stonic com preço promocional de R$ 124.990,00

A Kia anunciou a redução de R$ 15 mil no preço praticado do Stonic, passando de R$ 139.990,00 para R$ 124.990,00, durante o mês de março. O preço promocional faz parte do “Movimento Híbrido Kia”, extensiva também aos outros modelos da marca, como os Niro e Sportage.

“Estamos lançando a campanha ‘Movimento Híbrido Kia’, alicerçada em negociação com a Rede Autorizada de Concessionárias, para que possamos oferecer acessibilidade aos consumidores brasileiros por veículos eletrificados da nossa bandeira”, argumenta José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil.

Volkswagen inicia pré-venda do inédito Polo Robust

A Volkswagen apresenta na o inédito Polo Robust, voltado exclusivamente à venda direta. O modelo, desenvolvido e testado junto a clientes do segmento agro, traz como grande destaque a suspensão dianteira e traseira elevada.

A versão conta ainda com dois kits exclusivos de acessórios. O primeiro com foco na proteção e conservação do veículo, inclui capas para banco em vinil, revestimento para assoalho de borracha e protetor da grade frontal, para uso exclusivo no campo rural, como fazendas e usinas. Já o segundo, além de todos os componentes anteriores, agrega tapete de borracha no porta-malas e engate para reboque.

Primeira empresa de aditivos automotivos a produzir no Brasil celebra 70 anos

Em comemoração aos 70 anos da Bardahl no Brasil, a marca prepara uma série de ações para este ano. Fundada em 1954, a primeira empresa a fabricar aditivos automotivos no país se tornou referência no segmento por sua capacidade de desenvolver produtos com tecnologia de ponta para o mercado.

“Pretendemos comemorar por todo o ano, sempre focados em manter viva nossa cultura inovadora, pioneira, cuidado com o meio ambiente e, acima de tudo, com as pessoas. Afinal, são sete décadas de história”, afirma Ricardo Galvão, presidente da Promax, indústria que fabrica e comercializa os produtos Bardahl no Brasil.

Tecnologia acelera o desenvolvimento de novos produtos na Volkswagen Caminhões e Ônibus

A realidade virtual ganhou força na VWCO – Volkswagen Caminhões e Ônibus para o lançamento de produtos, que tem seu centro mundial de engenharia no Brasil e apenas em 2024 está previsto o investimento de R$ 1 milhão em inovação digitais.

Utilizada nas análises de manufatura desde 2022, a ferramenta possibilita que os processos de desenvolvimento sejam até três vezes mais rápidos e reduz em 65% os custos dos projetos, além de garantir mais segurança e a otimização das atividades executadas.

Disal Consórcio conquista movimento recorde em 2023

A Disal Consórcio encerrou 2023 como um resultado histórico, comercializando R$ 4,5 bilhões de créditos, volume 16,4% superior ao volume do mesmo período de 2022. Uma das justificativas dos excelentes resultados pode ser justificada pelos importantes passos em direção de uma infraestrutura mais robusta e ágil.

“Os resultados positivos devem ser creditados aos reflexos da modernização e dos benefícios que criamos com foco na inovação, tecnologia e digitalização do pós-venda, criando um novo universo de acessibilidade, produtividade e otimização dos processos”, explica Fabio Augusto de Souza, CEO do Grupo Disal.