Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Poliana Macedo

Foto: Poliana Macedo

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) torna público o edital com a classificação geral da Lista de Espera referente ao processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para ingresso no primeiro semestre letivo de 2024. Os candidatos que manifestaram interesse em participar da Lista de Espera devem ficar atentos aos procedimentos.

A manifestação da lista de espera consistiu em duas etapas obrigatórias: uma que ocorreu no início de fevereiro e outra no final. Ressalta-se que os candidatos que não realizarem a Manifestação de Interesse pela vaga na UFT para os cursos de graduação foram automaticamente eliminados do Processo Seletivo.

Sobre a Classificação

De acordo com o edital, a convocação dos candidatos habilitados na manifestação de interesse, que cumpriram ambas as etapas obrigatórias, se dará em edital próprio, de acordo com a quantidade de vagas não ocupadas do processo seletivo.

A classificação dos candidatos é por nota, no seu curso e modalidade de concorrência de convocação, seguindo as orientações da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, e não por ordem cronológica de manifestação de interesse.

As orientações da SESU/MEC para a classificação são as seguintes:

• Todos os estudantes preencheram o questionário socioeconômico para lei de cotas no sistema de inscrição.

• Os estudantes se inscreveram em até duas opções de cursos, escolhendo pelo menos uma modalidade de concorrência do curso escolhido.

• Somente os candidatos inscritos pela lei de cotas, que atendem ao perfil da mesma, poderão ser classificados inicialmente em Ampla Concorrência e depois nas reservas da lei de cotas que seu perfil socioeconômico atenda.

• Terminadas as inscrições, os estudantes são classificados e/ou selecionados conforme a ordem das opções que realizaram.

• Caso classificado dentro do número de vagas da modalidade de concorrência da sua inscrição, o estudante fica selecionado para essa opção.

• Estudantes não selecionados na chamada regular puderam escolher uma opção para lista de espera e poderão vir a ser convocados conforme classificação por nota e modalidade(s) que participem.

• Toda a documentação vigente está disponível no site do Sisu e também pode ser encontrada em aqui. https://sisu.mec.gov.br/#/legislacao

O edital esclarece ainda, que a classificação da lista de espera após a manifestação tem nomenclaturas próprias para a situação de interesse e situação do processo seletivo, explicando o significado dessas nomenclaturas.

Para mais informações e esclarecimentos, os candidatos podem consultar o edital completo disponível no site da UFT, bem como o anexo com a lista de espera.