Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

O apoio a corridas de rua ao longo do ano são uma das formas de incentivo a atividades físicas na Capital.

O apoio a corridas de rua ao longo do ano são uma das formas de incentivo a atividades físicas na Capital. Foto: Juliana Carneiro/Secom Palmas

Foto: Juliana Carneiro/Secom Palmas O apoio a corridas de rua ao longo do ano são uma das formas de incentivo a atividades físicas na Capital. O apoio a corridas de rua ao longo do ano são uma das formas de incentivo a atividades físicas na Capital.

Palmas lidera o ranking de cidades em que há o maior número de mulheres praticantes de atividades físicas ao ar livre de 2023. Os dados são de pesquisa realizada pelo Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, e apontam que 49,6% das mulheres da Capital realizam atividades físicas regular e diariamente. O estudo, realizado no ano passado,  tem o objetivo de medir e prevenir fatores de risco para doenças crônicas nas capitais do Brasil. Confira a íntegra da pesquisa aqui.

A pesquisa intitulada “Estimativas sobre frequência e distribuição sociodemográfica de fatores de risco e proteção para doenças crônicas nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal em 2023” apontou Palmas como sendo a capital que tem maior porcentagem de mulheres praticantes de atividades físicas no tempo livre equivalente a pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana em 2023.

Segundo o estudo da Vigitel, Palmas está entre as menores frequências de obesidade entre pessoas do sexo feminino (17,3%). A pesquisa também aponta Palmas como a capital com menor frequência para mulheres acima do peso, com 44%.

A Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes), trabalha com o apoio e criação de programas e eventos para incentivar a população a praticar atividades físicas, como a recente 2° edição da Copa Palmas de Ciclismo, que terá a sua segunda etapa no dia 24 de março, em que uma das três categorias é exclusivamente feminina.

Acessível ao público feminino, Palmas disponibiliza ainda opções de esportes para manter a saúde física, como aulas de karatê estilo shotokan para as crianças de sete a 12 anos, Escolinha de Futebol Feminino para adolescentes de 10 a 17 anos e também aulas de hidroginástica, academia, funcional e aulas de voleibol adaptado (VóVôlei).

Para o público em geral, a Prefeitura também disponibiliza o Projeto Palmas + Fitness onde 90% do público é feminino. São aulas de danças gratuitas em locais públicos da Capital. Todas as corridas de ruas, tanto as de realização própria como as de apoio da Fundesportes, têm ranking e categorias exclusivas para mulheres, além da classificação geral. (Secom Palmas)