Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Vacinação antirrábica dos cães e gatos deve ser feita em um intervalo de 12 meses.

Vacinação antirrábica dos cães e gatos deve ser feita em um intervalo de 12 meses. Foto: Lia Mara/Secom Palmas

Foto: Lia Mara/Secom Palmas Vacinação antirrábica dos cães e gatos deve ser feita em um intervalo de 12 meses. Vacinação antirrábica dos cães e gatos deve ser feita em um intervalo de 12 meses.

Seis Unidades de Saúde da Família de Palmas (USF’s) estarão de portas abertas no sábado, 9,para atender os donos de cães e gatos na aplicação da vacina antirrábica nos animais. 

As unidades contempladas com esse serviço são: a USF Arno 41 (403 Norte), USF Deise de Fátima (Arse 13 / 108 Sul), USF Francisco Júnior (Arso 41 / 403 Sul), USF Albertino Santos (Arse 101 / 1004 Sul), USF Eugênio Pinheiro (Jardim Aureny I) e USF Walter Pereira (Taquaruçu). A programação também conta com um ponto de vacinação na Escola de Tempo Integral Santa Bárbara, localizada na Rua 7 do Jardim Santa Bárbara, região Sul, local que receberá mais uma edição do Mais Saúde. A ação ocorre das 8 às 14 horas em todos os pontos de imunização.

Segundo a coordenadora da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), Benta Natânia Figueiredo, é de extrema importância que os animais sejam vacinados a cada 12 meses, pois a vacina da raiva é garantia que os pets não sejam contaminados com a enfermidade. “Um animal contaminado se torna agressivo, e como ele fica com tendência de se morder e morder os outros, naquela mordida ele pode contaminar outros cães e até mesmo seus donos”. Benta ainda ressalta que o vírus tem letalidade de quase 100% nos humanos e em animais, por isso a importância da manutenção.

Vacinação

A vacinação antirrábica dos cães e gatos deve ser feita em um intervalo de 12 meses entre uma e outra para que assim possa garantir uma proteção contínua no animal. A raiva é uma doença viral grave que pode ser transmitida para humanos e outros animais através da saliva de um animal infectado. Além disso, a vacinação regular ajuda a controlar a propagação da doença na população animal, contribuindo para a segurança pública. (Secom Palmas)