Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com 14,5 bilhões de TKU (toneladas por quilômetro útil) movimentadas ao longo de 2023, a empresa Valor Logística Integrada (VLI) quebrou seu recorde histórico de transporte ferroviário no Corredor Norte. O resultado mais alto até então havia sido registrado em 2022, com 14,1 bilhões de TKU. Além do recorde sobre trilhos, a VLI também computou a maior movimentação histórica na operação do Terminal Portuário de São Luís, com 5,6 milhões de toneladas, contra 5,4 milhões registradas no ano anterior – até então, o melhor resultado.

“Os recordes são resultados do nosso foco no atendimento à demanda de nossos clientes, planejamento e estabilidade operacional, além de investimentos recentes, que nos permitiram ampliar a capacidade de transporte. O resultado é gratificante para todo o nosso time, pois reflete o nosso compromisso de entregar o nível de serviço que nossos clientes desejam”, afirma Alessandro Gama, diretor-executivo de Operações da VLI.

O corredor Norte atende clientes dos segmentos do agronegócio, mineração, celulose e combustíveis. Ele cobre importantes áreas produtoras do Brasil, em especial o Matopiba e os Estados de Mato Grosso, Pará e Goiás. Sua estrutura inclui o tramo norte da Ferrovia Norte-Sul, controlado pela VLI, e a Estrada de Ferro Carajás, por onde a VLI opera por direito de passagem para acessar o sistema portuário de São Luís. Também compõem o corredor três terminais integradores estrategicamente posicionados nas cidades de Palmeirante e Porto Nacional, no Tocantins, e Porto Franco, no Maranhão. Os terminais realizam o transbordo das cargas dos caminhões para as ferrovias, além de oferecer capacidade de armazenagem aos produtores.

Investimentos e novos negócios

Em 2023, a VLI iniciou a operação de transporte de fertilizantes no corredor Norte, em uma parceria com a Companhia Operadora Portuária do Itaqui (Copi). O projeto é resultado de investimentos conjuntos que somaram de mais de R$ 400 milhões e nasce com capacidade para movimentar 1,5 milhão de toneladas por ano.

A inauguração do corredor é o primeiro passo para uma grande transformação regional, possibilitando a criação de um grande polo industrial no Terminal Integrador de Palmeirante e áreas adjacentes, com possibilidade de arrendamento de terreno para players de fertilizantes, tradings de agronegócio e outros setores. A principal vantagem é o ganho em eficiência, pela proximidade com a operação ferroviária e capacidade de armazenagem oferecida. No último ano, Mosaic e Ultracargo anunciaram investimentos para instalação no local.

Também no último ano, a VLI investiu em material rodante para aumentar sua capacidade de transporte de carga no corredor. No segundo semestre, a companhia anunciou o pedido de compra de 168 vagões Hopper HTT e três locomotivas, em um negócio que movimentou um total aproximado de R$ 200 milhões.