Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

Em Gurupi, onde cumpriu agenda de trabalho nessa segunda-feira, 11, o governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, esteve reunido com o CEO da empresa matogrossense Atlasagro, Bernardo Garcia. O objetivo foi tratar da possibilidade de implantação de uma esmagadora de gergelim na cidade. A reunião foi realizada na sede da Prefeitura de Gurupi. Além da prefeita local, Josi Nunes, também participaram da reunião os secretários de Estado da Agricultura, Jaime Café, e da Indústria e Comércio, Carlos Humberto Lima, vereadores da cidade e outras autoridades locais.

Em um primeiro momento, o governador em exercício Laurez Moreira colocou o Governo do Tocantins à disposição da empresa e destacou a vocação da região para sediar o projeto, além da logística de transporte, energia elétrica de boa qualidade e um parque industrial com toda infraestrutura para receber investidores interessados em implantar indústrias. 

"Nós temos a preocupação de criar emprego, criar oportunidade para as pessoas. E a agroindustria é uma verdadeira vocação da cidade, é uma atividade que nós temos pouca experiência, mas está entrando no Estado e esse grupo está trazendo aquilo que é de mais moderno", destacou Laurez Moreira explicando que a empresa financia o produtor para plantar o gergelim e depois  compram e industrializam gerando emprego. "É isso que a gente quer, melhorar a vida do produtor rural. E Gurupi é uma cidade estratégica, muito bem localizada. Sentimos muito orgulho de fazer essa parceria com o município para industrializar a nossa cidade", disse.

Já a prefeita Josi Nunes agradeceu ao Governo do Estado pela parceria que proporcionou essa oportunidade para discutir essa possibilidade de implantação da empresa no município.  "Criar oportunidades é uma agenda do município  e é muito importante essa parceria com o Governo do Tocantins, porque grandes empreendedores procuram o Governo do Estado por meio das secretarias. O Governo do Tocantins  tem toda uma política de desenvolvimento do Estado", pontuou a prefeita ao disponibilizar áreas para a empresa no Parque Industrial da cidade.

Entusiasmado com a receptividade do Governo do Tocantins, o empresário Bernardo Garcia disse que a região é bastante propícia ao projeto da empresa. "Aqui é um centro estratégico para nós, primeiro pelas condições agronômicas da região, muito propícias para a cultura do gergelim.  A gente entende que o gergelim vem para revolucionar a safrinha do sul do Estado e a região tem se tornado um polo, especialmente pela logística. A gente entende que o Tocantins vai ser muito estratégia para nós, e Gurupi está no centro dessa estratégia", frisou.

Pelo projeto da empresa, os produtores tocantinenses recebem todo o suporte da empresa para o cultivo do gergelim, com a garantia da compra da Atlasagro. O secretário da Agricultura, Jaime Café, disse que desenvolver o Tocantins é também entender que lugares como a região sul do estado tem essa capacidade. Ele explicou que, de fato,  Gurupi reúne todas condições. "Nós estamos aqui num entroncamento importante, próximo à Bahia, próximo a Goiás, ao Mato Grosso, que são os grandes centros de produção, e essa empresa vem trazendo uma genética diferente, mais produtiva, com mais resistência e que com toda certeza vai dar ao nosso produtor muito mais competitividade,  uma alternativa importante para Safrinha, uma vez que nós temos menos chuva nas outras regiões e ele vai muito bem nessa condição de clima", explicou o secretário. (Secom/TO)

(Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi)