Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Reunião no final da manhã desta terça-feira, 12 de março, selou acordo entre a Prefeitura de Porto Nacional e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) para ofertar 320 vagas do Projeto Techinclusão no município. Presente no encontro, o prefeito Ronivon Maciel destacou a importância de apoiar a iniciativa. “Sabemos da necessidade de aprender a usar as tecnologias a nosso favor, pois ela está batendo nas nossas portas e é fundamental ofertar essa capacitação para o nosso público jovem, que está iniciando no mercado de trabalho”.

As inscrições oficiais começam na próxima semana. O projeto atenderá pessoas de 18 a 29 anos de idade. Em Porto Nacional, sede, há a disponibilidade de 260 vagas. Em Luzimangues, a oferta é de 60 vagas. Os cursos disponíveis são: Criação de Sites, Programação de Serviços Web e Desenvolvimento Mobile. A carga horária é de 240 horas (quatro meses) e o início das atividades letivas está previsto ainda para o primeiro semestre de 2024.

O coordenador-geral do projeto, professor doutor George França, agradeceu a parceria da prefeitura. “Esse é um grande projeto de inclusão social, digital e de empregabilidade que está sendo feito em parceria com a prefeitura de Porto Nacional para o desenvolvimento das atividades”. O coordenador pontuou ainda que os selecionados terão ajuda de custo de R$ 250,00 mensais para transporte e alimentação.

Para a coordenadora do projeto em Porto Nacional, professora Lucinéia Medrado, o projeto está sendo muito bem aceito no município. "Nós queremos montar uma brinquedoteca para as crianças brincarem enquanto os responsáveis estão no curso e a prefeitura foi muito parceria em prestar apoio para isso. Também temos dois locais de funcionamento que é o IFTO e a Secretaria da Juventude. São parceiros bem bacanas do projeto", detalhou a professora. A pré-inscrição está aberta.