Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Clayton Cristus/AL-TO

Foto: Clayton Cristus/AL-TO

Mais uma proposta do deputado estadual Marcus Marcelo (PL) pretende ampliar os atendimentos para autistas no Tocantins. Apresentado no último dia 6, durante sessão na Assembleia Legislativa do Tocantins, o Requerimento nº 179/2024 solicitando a realização de convênio entre o Governo do Estado e a Clínica Escola Mundo Autista, em Araguaína. Se aprovado, o pedido será encaminhado ao governador Wanderlei Barbosa para que sejam destinados recursos à unidade e os atendimentos se estendam a crianças de toda a região.

“Todos sabem que a Clínica Escola é um projeto de minha autoria e é referência não só em Araguaína, mas em toda a região norte do Estado. Tenho a honra de dizer que sou autor desta clínica e com esse requerimento eu busco celebrar esse convênio, já que a clínica faz esse trabalho voltado para nossas crianças autistas e, com essa celebração, temos a possibilidade de ampliar o atendimento a mais crianças”, explicou Marcus Marcelo.

O documento para celebração do convênio será encaminhado para as Secretarias de Estado da Educação, de Saúde e do Trabalho e Desenvolvimento Social.

Problema de saúde pública

De acordo com o requerimento, a clínica escola araguainense é referência no Brasil, sendo premiada a nível nacional, e um grande número de pedidos para atendimento tem chegado aos profissionais, tornando-se um problema de saúde pública.

“Por este motivo, o presente requerimento busca a junção de esforços para que haja atendimento de qualidade para todos que buscam na clínica uma melhor qualidade de vida, tanto para o estudante quanto para a família das crianças”, traz a justificativa do texto.

A unidade

Em 2016, foi fundada a Associação Mundo Autista em Araguaína. No mesmo ano, o Município criou a Clínica Escola Mundo Autista, por meio da publicação da Lei Municipal nº 3022, de 22 de agosto, oriunda de projeto de lei de autoria do então vereador Marcus Marcelo.  À época, a unidade era a terceira no Brasil e a primeira na Região Norte.

Administrada pela associação, a clínica é uma instituição pública mantida pela Prefeitura, por meio das secretarias municipais da Saúde, da Educação e da Assistência Social, Trabalho e Habitação. A unidade conta com 68 servidores que, atualmente, atendem cerca de 1.500 crianças com algum grau de TEA (Transtorno do Espectro Autista), fornecendo atendimento multidisciplinar para diagnósticos e acompanhamento dos estudantes da rede municipal.

“Nosso objetivo é que esse atendimento vá além dos estudantes da rede, para que mais crianças e famílias sejam beneficiadas”, finalizou o deputado.

Priorizando a inclusão

Uma das bandeiras do deputado Marcus Marcelo é a inclusão. Já é realidade a implantação de junta médica na agência do Detran-TO (Departamento de Trânsito do Tocantins) de Araguaína para as pessoas com deficiência de toda a região. Também foi instituída no Tocantins, a pedido do parlamentar, a Semana Estadual de Conscientização do Autismo, que será comemorada anualmente na primeira semana do mês de abril.

Marcus ainda solicitou assistência a alunos com problemas de visão e audição, para oferta de triagem na rede pública de ensino do Tocantins e defende a criação do Cargo Profissional de Apoio nas escolas do Tocantins, que prevê cursos e regulamentação para os profissionais da Educação Inclusiva que atendem alunos com deficiência.