Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação Precisa/AI

Foto: Divulgação Precisa/AI

Em mais um ano de atuação, o Programa Empreender mostra seu potencial em alavancar a economia e promover o associativismo no estado do Tocantins. Desenvolvido pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) em parceria com o Sebrae, a iniciativa implantada no Tocantins por meio da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Tocantins (Faciet) contempla cerca de 600 empresas distribuídas em 24 núcleos, abrangendo sete diferentes segmentos em 11 cidades tocantinenses.

Este ano, o programa expande ainda mais seus horizontes, incorporando as cidades de Ananás e Almas por meio das associações comerciais locais. Com os núcleos já em processo de planejamento e execução de suas ações, o Empreender continua a promover o desenvolvimento econômico local e incentivar o associativismo.

Para Mayra de Paula, consultora do Sebrae, o programa oferece uma oportunidade para os empresários locais se desenvolverem e colaborarem entre si. “O Empreender é fundamental, pois fortalece os pequenos negócios, aumenta a competitividade, lucratividade e estratégia coletiva, e principalmente promove a participação ativa no associativismo. Estamos aqui para orientar e apoiar aqueles que desejam participar”, ressalta.

Os segmentos contemplados pelo programa abrangem áreas como moda, beleza, contabilidade, gastronomia, empreendedorismo feminino, entre outros, evidenciando a diversidade e a riqueza do empreendedorismo tocantinense.

O presidente da Faciet, Fabiano do Vale, destaca a importância histórica e o alcance do Programa Empreender. “Esta metodologia, inicialmente aplicada em grandes indústrias, tem sido adaptada com sucesso para fortalecer negócios locais e impulsionar o desenvolvimento econômico no Tocantins. Estamos comprometidos em continuar promovendo o crescimento do associativismo e a prosperidade de nossa comunidade empresarial", destaca.

A participação no Programa Empreender é gratuita e os empresários interessados podem buscar mais informações junto ao Sebrae e à associação comercial de seu município. (Precisa/AI)