Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação Energisa/TO

Foto: Divulgação Energisa/TO

Nos últimos dois dias, o Tocantins tem passado por uma variedade de eventos climáticos, desde calor intenso até fortes tempestades com uma quantidade impressionante de raios. Apenas nessa quarta-feira (13/3), foram registrados 42.473 raios. E até as 7h da manhã desta quinta-feira (14/3), o Estado já havia registrado 16.312 descargas atmosféricas, com maior incidência na capital, Palmas, na região sudeste e parte do Norte. As informações são do Grupo Storm, empresa especializada em monitoramento e previsão de eventos climáticos, e que faz o acompanhamento climático na região em parceria com a Energisa Tocantins.   

“Nesta quinta-feira o tempo ficará instável e com condições para chuvas que poderão ser localmente fortes, e vir acompanhada de descargas atmosféricas. O destaque é para a regional Araguaína no período da noite. Ainda no norte do Tocantins, as rajadas de vento são esperadas com valores de aproximadamente 30 a 50 km/h. As temperaturas estarão acima da média do período e em Palmas a máxima é prevista em torno de 35°C’, disse a consultora meteorológica da Energisa, doutora Ana Paula Paes. 

Ainda de acordo com as previsões, a tendência para os próximos dias é de que as temperaturas devem ficar acima da média climatológica. Na sexta-feira (15/3) a chuva deve ser mais intensa no Norte do Estado e no sábado (16/3) e domingo (17/3) em áreas mais abrangentes do Tocantins. 

Conforme ressalta o coordenador da Energisa, Tony Franco, é muito importante que a comunidade adote medidas preventivas durante períodos de chuvas intensas, principalmente quando acompanhadas por descargas atmosféricas. 

"O Tocantins é frequentemente atingido por descargas atmosféricas. Em dois dias, como a gente pode observar, foram mais de 58 mil raios. Por isso é essencial redobrar a cautela e os cuidados neste período. Durante uma tempestade, a primeira recomendação é desconectar os aparelhos elétricos das tomadas para evitar curtos-circuitos ou danos aos dispositivos. Também recomendamos não manipular cabos ou antenas para prevenir acidentes elétricos", alerta Franco. 

A Concessionária enfatiza que ações simples podem prevenir danos e incidentes. Por exemplo, se houver fios elétricos partidos ou caídos na rua, é recomendado manter distância do local. No caso de galhos na rede elétrica, é importante não removê-los por conta própria. Em ambos os casos a orientação é acionar a empresa por meio de um dos seus canais de atendimento.

A seguir a Energisa Tocantins fornece mais orientações sobre como se proteger durante tempestades: 

- Evite contato com objetos de estrutura metálica, como fogões, geladeiras e torneiras, que estejam ligados à eletricidade. 

- Se estiver dentro de um carro durante uma tempestade, permaneça no veículo, pois oferece excelente proteção contra raios. 

- Evite tomar banho durante tempestades, pois há risco de choque elétrico em caso de raios na rede elétrica. 

- Desconecte todos os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos das tomadas. 

- Durante uma tempestade, ao utilizar telefone fixo ou celular enquanto estiver carregando, um raio pode atingir as linhas de energia e telefonia na rua, causando sobrecarga na rede. Desligue o aparelho para evitar choques. 

- Evite locais abertos e superfícies planas, como campos de futebol, piscinas, rios ou mares. Se o seu corpo estiver no ponto mais alto da superfície, pode atrair um raio e sofrer uma descarga. Procure abrigo em um local seguro, mas não se esconda debaixo de árvores. 

- Não manipule equipamentos conectados à tomada, antena ou rede telefônica. 

- Em caso de fios elétricos partidos ou caídos na rua, mantenha distância. 

A Energisa recomenda ainda que os clientes comuniquem ocorrências envolvendo a rede elétrica por meio dos seus canais de atendimento: por telefone, discando para o número 0800 721 3330; através do aplicativo Energisa On, disponível tanto na Google Play quanto na App Store; pela Agência Digital no site energisa.com.br; e via atendente virtual pelo WhatsApp (Gisa) acessível em www.gisa.energisa.com.br.