Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) publicou nesta quarta-feira, 14, o mais recente Boletim Epidemiológico das Arboviroses, referente às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Entre os dias 3 e 9 de março foram registrados 337 casos suspeitos de dengue, 52 de chikungunya e 21 de zika em Palmas. Dentre os casos mencionados, dois pacientes suspeitos de contraírem dengue apresentaram sinais de alerta ou gravidade.  

Para combater o mosquito e diminuir os números atuais, a Semus promove visitas de rotina aos imóveis de Palmas, realizadas pelos agentes de combate a endemias (ACE), como parte do trabalho diário. Além disso, adota como estratégia os mutirões de combate ao Aedes aegypti em dias e horários alternativos, bem como campanhas na imprensa e redes sociais. O objetivo é ressaltar a importância da colaboração da população.

Em 2024, já foram realizadas cinco mobilizações de grande proporção, sendo elas em 27 de janeiro, 16 de fevereiro, 23 de fevereiro, 2 de março e 8 de março. As próximas iniciativas acontecerão nos dias 22 de março e 12 de abril. A Prefeitura de Palmas também aderiu ao Dia D de mobilização nacional contra o Aedes aegypti, que foi realizado dia 2 de março na Arno 71 (603 Norte). Os mutirões contam com a parceria do Exército, equipes de limpeza urbana e da comunidade.

A Semus também realiza o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) para obtenção de informações detalhadas sobre a infestação do mosquito, a partir de indicadores dos níveis de infestação do vetor, bem como os percentuais dos criadouros, de forma amostral, nos bairros da Capital. 

Vacinação 

Além das ações mencionadas, é importante que pais e responsáveis mantenham a caderneta de vacinação das crianças atualizada com a vacina contra a dengue. A Semus destaca que até as 11 horas da última terça-feira, 12, foram aplicadas 1.184 doses da vacina em crianças de 10 a 14 anos na Capital. O imunizante pode ser encontrado em todas as USFs de Palmas de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.  (Secom Palmas)