Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Foto: Carlos Eller/TRE-TO

Foto: Carlos Eller/TRE-TO

Ao tomar posse como titular da Corte Eleitoral tocantinense na classe dos juristas para o biênio 2024/2026, o juiz Antônio Paim Broglio destacou o compromisso dos membros do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) de promover um pleito legítimo, eficaz e seguro em outubro deste ano. “A grandeza do cargo que ora tomei posse vem acompanhada de missão honrosa e grande responsabilidade em garantir e assegurar juntamente com meus pares a regularidade do pleito, com plenitude dos serviços eleitorais indispensáveis ao regime democrático de Direito”, disse o magistrado.

Em seu pronunciamento, Antônio Paim enfatizou ainda sua gratidão ao cargo recebido e seriedade com que desempenhará suas atribuições. “Não desconheço os desafios que serão enfrentados este ano onde teremos eleições municipais”, afirmou. “Mas essa Justiça Eleitoral que conheço possui excepcional estrutura para coibir qualquer abuso que atente contra a democracia. A gratidão que sinto nesta data e ocasião me levam a comungar com Deus, trazem paz ao meu coração e harmonia em minha vida. Compor esta Corte ao lado dos eminentes integrantes é uma honra e um privilégio”, complementou.

A cerimônia

A cerimônia conduzida pelo presidente do tribunal, desembargador João Rigo Guimarães, foi prestigiada. Autoridades federais, estaduais e municipais, membros do sistema de Justiça e de diversos segmentos estiveram presentes na tarde desta quinta-feira, 14, no Pleno do tribunal, durante a 1ª Sessão Extraordinária de 2024.

O vice-presidente e corregedor regional eleitoral do TRE-TO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, em nome da Corte, saudou o empossado com boas vindas e um resumo curricular do juiz. “Desde 1991, o juiz Antônio Paim Broglio exerce a advocacia com dedicação e excelência, atuando em diversas áreas do Direito. Ao longo de sua carreira, ele demonstrou não apenas competência técnica, mas também um compromisso inabalável com a justiça e com a ética. Vossa excelência chega nesta Corte Eleitoral pelos seus méritos e seus serviços prestados”, falou o vice-presidente. “Hoje, ao ser empossado, doutor Paim traz consigo não apenas a experiência e competência, mas também uma visão de justiça que certamente contribuirá para a manutenção da cidadania e democracia no estado do Tocantins. Em nome da corte, o cumprimento desejando sucesso e sabedoria na condução dos desafios, confiando que sua atuação seja pautada pelos princípios democráticos que regem nosso Estado brasileiro.”

Presenças

Compuseram a mesa de honra junto ao presidente e vice-presidente do TRE-TO, o ouvidor regional eleitoral, juiz José Maria Lima; a juíza Silvana Maria Parfieniuk; o juiz federal Wagmar Roberto Silva; o juiz Alexander Ogawa da Silva Ribeiro; o procurador regional eleitoral, Rodrigo Mark Freitas; o diretor-geral do TRE-TO, Jonas Demostene Ramos; o governador em exercício do Tocantins, Laurez da Rocha Moreira; a desembargadora Ângela Issa Haonat, representando a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe; o procurador de Justiça Ricardo Vicente da Silva, representando o procurador-geral de justiça do Tocantins, Luciano Casaroti; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Seccional Tocantins, Gedeon Pitaluga Júnior.

Entre as autoridades presentes, estava a senadora Professora Dorinha Seabra Rezende, o procurador-geral do município de Palmas, Mauro Ribas, que representou a prefeita Cinthia Ribeiro; o prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Morais. (TRE/TO)