Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Atenção empresários do ramo de bebidas: a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) está com inscrições abertas para uma rodada de negócios do setor no Exporta Mais Brasil, programa desenvolvido pela Agência para facilitar o contato de empresas brasileiras com o mercado internacional sem precisar sair do Brasil. O evento acontecerá nos dias 16 e 17 de maio, durante a Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins), em Palmas (TO). As inscrições vão até 19 de março e devem ser realizadas neste link

São 15 vagas destinadas a empresas do setor de bebidas (água mineral, sucos, refrigerantes, cachaças, licores, cervejas e vinhos), de todas as maturidades exportadoras, que terão a oportunidade de se conectar a compradores internacionais e expandir seus negócios. Seguindo as diretrizes e políticas da ApexBrasil, empresas de micro e pequeno porte, das regiões Norte e Nordeste e/ou lideradas por mulheres, terão vantagem na pontuação. Outros critérios incluem:

> Possuir ferramenta de comunicação digital em línguas estrangeiras;

> Possuir lista de preços para mercado internacional (FOB);

> Possuir certificação de reconhecimento internacional (Global GAP, Grasf, Rain Forest, Alliance, Fair Trade, Smeta, etc.);

> Participação nos programas PEIEX ou AgroBR, da ApexBrasil;

> Realização de exportação direta ou indireta no período de 2021 a 2023.

Os negócios selecionados receberão preparação para um bom desempenho na iniciativa, serviços de matchmaking, agendamento de rodadas de negócios e credenciamento para o acesso ao local do evento.  

Sobre a Agrotins

Considerada a maior feira de tecnologia agropecuária da região Norte do Brasil, a Agrotins (Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantis) tem como objetivo promover o desenvolvimento do setor agropecuário, destacando as potencialidades do agronegócio, assim como apoiar e divulgar as ações de pesquisa, adaptação, validação, divulgação e transferência de tecnologias ao setor produtivo.

A feira acontece anualmente e conta com mais de cinco mil agricultores familiares de associações, cooperativas e comunidades agrícolas, além de técnicos, expositores e estudantes de escolas agrícolas de diversos assentamentos no entorno de Palmas, distritos da capital e de outras regiões, mobilizando os 139 municípios de Tocantis. A 24ª Edição da feira terá como tema “Bioeconomia”, e a expectativa é que mais de 950 expositores e parceiros participem.

Sobre o Exporta Mais Brasil

Com o slogan “Rodando o país para as nossas empresas ganharem o mundo”, o Exporta Mais Brasil foi criado pela ApexBrasil para potencializar as exportações do país a partir de uma aproximação ativa com diferentes setores da economia de todas as regiões do Brasil. Por meio do programa, empresas brasileiras têm a oportunidade de se reunir com compradores internacionais que vêm ao país em busca de produtos e serviços ligados a setores específicos.

Em 2023, com investimento de R$ 5 milhões, o Exporta Mais Brasil completou 13 rodadas em 13 estados brasileiros, dedicadas a 13 diferentes setores produtivos. O programa movimentou, ao todo, R$ 275 milhões em negócios e promoveu 3.496 reuniões de negócios entre 143 compradores internacionais de 41 países e 487 empresas brasileiras. Em 2024, o programa visitará os outros 14 estados do país, além de retornar a São Paulo e ao Ceará.