Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Vinícius Rocha

Foto: Vinícius Rocha

O deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos-TO), juntamente com o deputado federal Sidney Leite (PSD-AM), reuniu parlamentares representantes de todos os estados da região Norte nessa terça-feira, 19 de março, com o objetivo de discutir a criação da Bancada do Norte na Câmara dos Deputados, visando fortalecer as demandas e reivindicações dessa região do país. O grupo contaria com aproximadamente 65 deputados e deputadas.

Durante a reunião, Ayres destacou a necessidade de união entre os parlamentares do Norte para amplificar suas vozes no cenário político nacional. “Precisamos fortalecer as pautas, especialmente em uma região que precisa muito mais de um olhar do Governo Federal no que diz respeito às políticas públicas”, afirmou o deputado.

Um dos temas abordados durante a reunião foi a questão energética, particularmente relevante para o Norte. Ricardo Ayres lembrou que estados como o Tocantins desempenham um papel fundamental na exportação de energia por meio de suas hidrelétricas. “No entanto, durante o período de estiagem, esses estados enfrentam desafios ao serem obrigados a compartilhar o ônus das termoelétricas com outras regiões, muitas vezes prejudicando o desenvolvimento local”, pontuou.

Além disso, foram abordadas outras pautas, como o Custo Amazônico, Sudam, regularização fundiária, conflitos indígenas, telecomunicações (internet), situação dos portos e aeroportos, preços das passagens aéreas, além da falta de infraestrutura de algumas rodovias que impossibilitam o fluxo logístico da região.

“Diante dessas preocupações, a ação conjunta da Bancada do Norte é essencial para garantir que as necessidades únicas da região sejam ouvidas e atendidas,” concluiu Ayres.

A expectativa é que a criação da Bancada do Norte seja efetivada em um evento no dia 9 de abril, onde serão apresentados os principais interesses gerais da região e específicos de cada estado.