Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raiza Milhomem/Secom Palmas

Foto: Raiza Milhomem/Secom Palmas

A rede municipal de saúde de Palmas possui uma extensa oferta de serviços para toda a população, entre eles os que são disponibilizados no Centro de Atenção Especializada Dr. Ewaldo Borges, localizado na quadra ACSU SE 110 (1.102 Sul). O centro funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e possui atendimentos em saúde mental, serviços de testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), bem como aconselhamento na área; entrega de medicação; e vacinação.

Dentro das instalações, o Núcleo de Assistência Henfil é dedicado ao acompanhamento de pacientes com HIV, Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), e abriga ainda o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), referência em diagnóstico para HIV, triagem para sífilis e hepatites B e C. No ano de 2023 foram realizados 1.083 testes no CTA e 6.426 entre ações extra muro e atendimento de livre demanda. Os pacientes com resultados reagentes são encaminhados para atendimento com a equipe multiprofissional. 

A equipe multidisciplinar do Henfil, composta por psicólogos, nutricionistas, enfermeiros, assistentes sociais e equipe administrativa, no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) proporciona um ambiente acolhedor e amplo em auxílio às necessidades dos pacientes. A Unidade Dispensadora de Medicamentos (UDM) oferece a dispensação da Profilaxia Pré-Exposição (PREP), sendo referência em todo o estado do Tocantins. 

Já no ambulatório de Infectologia, os pacientes têm acesso a uma gama abrangente de serviços de coleta de exames, tanto de rotina quanto específicos. Estes incluem: Carga Viral para HIV, Hepatites Virais e HTLV, CD4/CD8, Genotipagem para HIV, Hepatites B e C, coleta de Líquor para rastreamento e diagnóstico de neurossífilis, PCR para Clamídia e Gonococos, IGRA para detecção de tuberculose em pessoas assintomáticas, LF-LAM para rastreamento e diagnóstico de tuberculose ativa em pessoas suspeitas vivendo com HIV/AIDS, além de sorologias e testes hormonais.

A secretária da Semus, Anna Crystina Mota, conta que prédio registra aproximadamente 2.000 atendimentos mensais, evidenciando sua relevância para as demandas de Palmas. "Os pacientes recebem atendimento de equipes multidisciplinares desde o momento do acolhimento, uma área na qual temos dedicado esforços significativos", ressalta Anna. Ela destaca ainda que o centro desempenha um papel essencial em diversas campanhas de saúde em andamento, incluindo iniciativas de conscientização para os pacientes.

Ambulatório de Saúde Mental

Outro serviço disponível é o Ambulatório de Saúde Mental Infantojuvenil,que oferece atendimento a crianças entre 3 e 17 anos com transtorno mental moderado, com um processo de entrada único e  conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos psiquiatras, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais e profissionais de enfermagem.

Assistência Farmacêutica

A Assistência Farmacêutica, integrada à Semus, desempenha um papel crucial na garantia do acesso e fornecimento dos medicamentos listados na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume). Responsável pelo planejamento e distribuição de medicamentos em todas as farmácias municipais, gerencia a entrega de medicamentos.

Sala de Vacinação

A instituição conta com uma sala de vacinação itinerante, aberta todas as sextas-feiras, das 8 às 17h, oferecendo imunobiológicos especiais para pacientes que necessitam de proteção adicional contra doenças oportunistas.

Acesso

O acesso à maioria dos serviços do Centro de Atenção Especializada é por meio de identificação nas Unidades de Saúde da Família (USF) de referência. Os pacientes podem ser encaminhados para os serviços do centro durante a consulta médica, de acordo com sua necessidade. O Henfil está de portas abertas para usuários que buscam serviços de testagem para HIV, sífilis, hepatites B e C, além de outros atendimentos, como acompanhamento nutricional, terapia individual, consulta de enfermagem e orientação do serviço social. (Secom Palmas)

(Foto: Raiza Milhomem/Secom Palmas)

 (Foto: Raiza Milhomem/Secom Palmas)