Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Abordagem da Adapec verifica documentação no trânsito de vegetais.

Abordagem da Adapec verifica documentação no trânsito de vegetais. Foto: Divulgação Adapec/TO

Foto: Divulgação Adapec/TO Abordagem da Adapec verifica documentação no trânsito de vegetais. Abordagem da Adapec verifica documentação no trânsito de vegetais.

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) realizou neste mês de março operações de fiscalização no trânsito de vegetais nas regionais de Araguaína, Araguatins, Colinas e Gurupi. Nas rodovias do Estado foram abordados cerca de 170 veículos.

Segundo a gerente de Avaliação, Controle e Fiscalização Vegetal, Lidiana Lira, nas quatro regionais não houve registro de ilegalidade no trânsito de vegetais entre os veículos abordados. “O objetivo destas operações é promover uma educação sanitária aos condutores de veículos sobre o trânsito de vegetais, e coibir possíveis irregularidades, a fim de proteger o Tocantins contra a entrada de pragas que colocam em risco o patrimônio fitossanitário", afirma. 

Na operação, os inspetores e fiscais de defesa agropecuária da Adapec verificaram cargas de vegetais, documentações de produtos que possuem restrições quarentenárias como citrus e banana, entre outros. Os motoristas que transportavam cargas de vegetais receberam orientações sobre a legislação de trânsito de vegetais. As operações contaram com o apoio e parceria da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal.