Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Recorte Reprodução @paulinha1_almeida

Foto: Recorte Reprodução @paulinha1_almeida

A agente de vigilância em Saúde de Guaraí, conhecida como Paulinha Almeida, denúncia a gestão municipal da prefeita Fátima Coelho e aponta para esquema de cobrança de propina na Secretaria Municipal da Agricultura do município, onde serviços estariam sendo realizados a produtores mediante o "pagamento de pix". 

"Estou no Setor Pestana para mostrar (...) que o seu Verício está fazendo serviço da farinha no braço. [...] Ficou todo animado para conseguir a máquina da Prefeitura (...) e ele conseguiu, mediante Pix. É isso mesmo que vocês estão ouvindo, mediante pix. Inclusive não foi só para uma pessoa", afirmou. 

A guaraiense acusa o ex-secretário, Weliton Mendonça, de receber pagamento. Weliton afastou-se da Secretaria a partir de 30/03 com a pretensão de ser pré-candidato a vereador na cidade. "O ex-secretário recebeu pix para a máquina poder vir, o secretário que saiu para ser candidato, recebeu pix e nós temos o comprovante. Tratorista recebeu pix para colocar a máquina bem aqui dentro, e tratorista recebeu pix também para gradear lá na roça comunitária. Isso a gente está falando, nós temos provas, estão todos os comprovantes com a gente, né seu Verício", chega a dizer Paulinha. 

A servidora diz ser revoltante e ainda cita a cobrança de diária de R$ 300. "Diária de R$ 300, viu! Então fica aqui o nosso repúdio a essa situação que tem acontecido na gestão municipal de Guaraí e se quiserem vir, peita aqui que temos os comprovantes. [...] E cuidado quando forem pedir de novo pix porque está sendo tudo registrado. Serviço público não é para ser cobrado. Serviço público é público. Todo cidadão tem direito", finalizou.

As provas, como informa a servidora em outro vídeo, foram entregues à Polícia. "Já está tudo com a Polícia. Eu não faria nenhum tipo de acusação leviana", contou. Paulinha sinalizou temer. "Eu vim para me resguardar, para entregar o que eu tinha e para dizer o seguinte: se alguma coisa me acontecer, eles já sabem quem são os responsáveis". 

Ex-secretário se posiciona 

Ao Conexão Tocantins, o ex-secretário Weliton diz ter consciência de que não praticou ato que desabone sua conduta e informou que tomará as medidas cabíveis. "Tenho consciência de que não fiz nenhum ato que desabone minha conduta! Tomarei as medidas cabíveis quanto a imputação de fatos alheios ao meu conhecimento. Reafirmo meu compromisso e zelo com a máquina pública e estou a disposição das autoridades para quaisquer explicações", assegurou. 

Para Weliton, a denúncia pode ter algum motivo por trás, já que ele é pré-candidato a vereador. "Podendo uma denúncia desse porte macular minha imagem!", analisa. 

Sobre a solicitação do morador, o ex-secretário confirma que houve solicitação da máquina de farinha. "Ele realmente solicitou a máquina de farinha e até outros serviços da secretaria, como todos os beneficiados pelos serviços da secretaria fazem. No entanto as alegações de que houveram pagamentos em troca dos serviços não procedem. Também ainda não tive acesso as provas que ele diz ter apresentado. Entrarei em contato com as autoridades para ter acesso a denúncia e me colocar a disposição para quaisquer esclarecimentos", complementou. 

Segundo Weliton, o serviço solicitado foi prestado. "Sim, o serviço foi prestado pois a máquina veio para atender os pequenos produtores no processamento da mandioca, farinha. A prestação de serviço se dá pela solicitação feita pelo produtor na sede da Secretaria e atendido dentro do cronograma", confirmou o ex-representante da Agricultura de Guaraí. 

Confira vídeo na íntegra: