Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Música, gastronomia, patrimônio cultural e muita arte e cultura. Esse balaio de transmissões de saberes e fazeres será ofertado no projeto Café com Viola, do Pote de Ouro Arts, no próximo sábado, 13, a partir das 8h30, em Taquaruçu. Haverá programação ao longo de todo o dia, com atividades gratuitas e para todas as idades.

A programação contará com a oficina culinária “Buriti Vivo” com a gastrônoma Enes D’Aarc, workshop de construção da viola de buriti com o músico e artesão Wanderley, café com roda de conversa com os tocadores e mestres da viola de buriti e apresentação musical com tocadores e mestres da viola de buriti (confira a programação abaixo). Em todas as atividades haverá interpretação em Libras.

De acordo com a responsável pelo projeto, a produtora cultural Daniella Aires, o objetivo é evidenciar a cultura da viola de buriti, através de um encontro com os tocadores, com apresentações musicais, workshop, intercâmbio de experiências e oficinas de culinária, contribuindo para a difusão cultural e desenvolvimento regional.

Ela ressalta ainda que, com a popularização das violas caipiras e violão e com a diminuição das veredas, devido à urbanização e represamentos, os instrumentos de buriti são mais difíceis de serem encontrados. Isso porque os poucos mestres violeiros que ainda restam estão concentrados em comunidades quilombolas e sítios, na região do Jalapão e entorno. “O projeto visa resgatar e dar visibilidade a esses mestres, com valorização e resgate cultural. Todas as nossas atividades enaltecem o sentimento de pertencimento e reconhecimento do valor e riqueza histórico-cultural da viola de buriti para a vida dos violeiros”, explica.

Projeto

A realização é do Pote de Ouro Artes com patrocínio da Lei Paulo Gustavo (LPG), via Ministério da Cultura (MinC) e Fundação Cultural de Palmas (FCP).

Pote de Ouro

Fundada em 2019, o Pote de Ouro Arts desenvolve diversas atividades, como oficinas de construção de violinha de buriti, workshops, encontro de tocadores da viola de buriti e apresentações para turistas.

Agenda

De 8h30 às 11 horas: “Buriti Vivo” com a gastrônoma Enes D’Aarc

14h30 às 15h30: Workshop de construção da viola de buriti com o músico e artesão Wanderley

15h30 às 16 horas: Café com roda de conversa com os tocadores e mestres da viola de buriti

16 horas às 18h30: Apresentação musical com tocadores e mestres da viola de buriti.