O Governo do Tocantins apreciou nesta segunda-feira, 8, propostas dos eixos agroambientais do Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS - International Institute for Sustainability) e da Federação Nacional de Vida Selvagem (NWF - National Wildlife Federation).
A reunião entre a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), o IIS e NWF visa uma parceria para mapear o caminho a ser percorrido na agenda agroambiental do Tocantins e posterior captação de recursos financeiros para a implementação das ações.
Durante a apresentação, os visitantes também receberam informações sobre as ações e programas que já estão em andamento no Estado e a perspectiva do governo para ambos os setores.
O secretário Marcelo Lelis disse que, sob recomendação do governo do Estado, o agro vem sendo inserido nas discussões ambientais, com resultado. "Com vistas na implementação da Estratégia Tocantins Competitivo Sustentável, o Estado tem se articulado com o Governo Federal nas definições que envolve a relação entre os setores, firmamos no âmbito do Estado o Pacto de Desmatamento Ilegal Zero e criamos uma força-tarefa contra o desmatamento”.
“Neste momento, em atendimento a uma demanda do agro, priorizamos a ampliação da eficiência e precisão dos dados direcionando investimento para a infraestrutura de monitoramento e controle ambiental, com os recursos do carbono do nosso REDD+ [Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal], além da capacitação dos atores envolvidos”, acrescentou o secretário Marcelo Lelis.
A diretora de Inteligência Ambiental Clima e Floresta, Cristiane Peres, reiterou: "estamos numa agenda bem intensa, neste momento trabalhamos também a atualização de nossas políticas públicas ambientais, além operacionalização dos módulos de análise do CAR [Cadastro Ambiental Rural], do PRA [Programa de Regularização Ambiental] e a formalização das instruções normativas que padronizam todo o processo”, disse.
O assessor de gabinete da Seagro, Corombert Leão de Oliveira, pontuou durante a reunião a parceria que vem sendo desenvolvida entre os setores do agronegócio e ambiental, destacando os encontros e diálogos com representantes do setor produtivo.
A proposta dos eixos agroambientais foram apresentadas pelo diretor do IIS, Carlos Alberto de Mattos Scaramuzza, pela pesquisadora Sênior do IIS, Mariana Iguatemy e pelo representante no Brasil da Tropical Forests & Agriculture - National Wildlife Federation, Francisco Beduschi Neto. (Secom/TO)