Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O voto é facultativo para eleitores acima dos 70 anos de idade, de acordo com a Constituição Federal. Mas para o casal de eleitores Beatriz e Alfredo Putêncio, contribuir para a democracia do país continua sendo importante, mesmo estando com 83 e 87 anos, respectivamente.

Por este motivo, o casal se dirigiu ao cartório da 35ª Zona Eleitoral de Novo Acordo nessa terça-feira, 9, para fazer a revisão dos seus títulos de eleitor, ou seja, verificarem se os documentos estavam regulares. Ao serem informados de que não eram mais obrigados a comparecerem às urnas, eles não demonstraram surpresa, em vez disso, expressaram a vontade de permanecer em dia com a Justiça Eleitoral. Mesmo com o voto facultativo, possuíam a consciência de que os atos de cidadania valem para uma vida inteira.

Para o analista judiciário da 35ª ZE, Ravel de Sousa Alves, a ida do casal Beatriz e Alfredo Putêncio ao cartório eleitoral representa muito para a cidadania e principalmente para os eleitores mais jovens. “A lição que fica é que o amor torna o ato de chamar para si a responsabilidade decisória em algo mais leve” disse o analista. “O que antes era obrigação passou a ser cidadania na prática”, finalizou.

Eleições 2024

As Eleições Municipais de 2024 acontecem em outubro, mas o prazo para tirar, atualizar ou regularizar o título de eleitor, encerra no dia 8 de maio. Por isso é importante que o cidadão fique atento e, assim como o casal de idosos Beatriz e Alfredo, procurem o cartório eleitoral mais próximo de sua residência para estar em dia com a Justiça Eleitoral.

Mora longe do cartório? O eleitor também pode acessar serviços eleitorais sem sair de casa! Basta entrar na página do autoatendimento no portal da Justiça Eleitoral. (TRE/TO)