Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cotidiano

Foto: Brena Rayanara

Foto: Brena Rayanara

Com o objetivo de levar conscientização para crianças contra o abuso sexual infantil, o Grupo Artpalco apresentou em escolas públicas de Araguaína o espetáculo teatral “Trupeçada em... Enquanto Seu Lobo não Vem”. Uma iniciativa do projeto “Circo nas Escolas”, as apresentações foram realizadas na última sexta-feira, 12, na Escola Professor João Alves Batista e Escola Jardim Paulista, que atendem crianças que estudam nas zonas urbana e rural.

As apresentações contemplaram estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, com idades entre 10 e 11 anos. Todas as apresentações contaram com intérprete de Libras e audiodescrição para maior acessibilidade de crianças com deficiência visual e auditiva, da mesma forma todos os espaços de apresentações foram adequados a pessoas com deficiência motora.

Em formato circense, o elenco é composto pelos atores Luiz Navarro, Tatiane Breve, Wagner Bárbara e o espetáculo teve a duração de cerca de 40 minutos e  traz à cena uma trupe de atores e palhaços, que está sem nenhum trabalho e com saudades do palco e do público. “Até que recebe uma ligação inesperada da prefeitura da cidade com um convite: criar um espetáculo para falar com as crianças sobre Abuso e Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”, adianta o diretor e dramaturgo, Luiz Navarro.

Para isso, os palhaços recorrem a Caixa de Histórias de onde tiram elementos mágicos e recontam a história do malvado e perigoso “Seu Lobo”. Tratando de maneira leve, lúdica e cômica sobre esse tema complicado, o espetáculo é interativo e traz elementos modernos como as redes sociais e internet além de atentar para as situações que podem acontecer até dentro de casa e na escola.

“Com a ajuda da plateia, todos ajudam Chapeuzinho Vermelho a reconhecer e fugir do vilão e, ao mesmo tempo, conscientizar as crianças e os adultos sobre os meios de identificar as situações de perigo e buscar ajuda”, complementa o diretor.

Escola

A professora Naiara Santos, professora da Escola Professor João Alves Batista assistiu ao espetáculo e considerou a produção teatral de grande valor de entretenimento e educativo. “Presenciei um espetáculo maravilhoso, que traz uma leveza e nos entretém em um assunto muito importante e necessário para a educação e o futuro das nossas crianças”, revelou a educadora.

O coordenador pedagógico da Escola Jardim Paulista, Natal Marques, apontou sobre a necessidade de se incluir a temática do abuso infantil nas escolas. “A apresentação que uniu teatro e circo trouxe para a escola um ponto de debate muito necessário ao campo escolar, que é a exploração sexual de crianças e adolescentes. Todos os alunos e equipe adoraram e a nossa escola só tem a agradecer a oportunidade de receber uma produção tão valorosa”, concluiu o educador.