Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação/Cinemascópio

Foto: Divulgação/Cinemascópio

Depois de construir uma trajetória de destaque entre festivais nacionais e estrangeiros, “Sem Coração” será lançado, dia 18 de abril, nas seguintes praças: Aracaju, Belém, Campinas, Caxias do Sul, Curitiba, Fortaleza, Maceió, Manaus, Natal, Niterói, Palmas, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo e Teresina. O longa codirigido pela alagoana Nara Normande e o pernambucano Tião teve sua estreia mundial no Festival de Veneza, em setembro de 2023. No mês seguinte, o Festival do Rio recebeu a primeira exibição nacional do filme, onde venceu o Prêmio Félix de Melhor Filme e o Redentor de Melhor Fotografia. A obra foi produzida por Emilie Lesclaux, Kleber Mendonça Filho (Cinemascópio), Justin Pechberty, Damien Megherbi (Les Valseurs), Nadia Trevisan e Alberto Fasulo (Nefertiti Film). A Vitrine Filmes assina a coprodução e a distribuição do longa.

"Sem Coração" se passa no litoral de Alagoas, durante o verão de 1996. Através de uma narrativa sensível e delicada, o filme constrói um retrato da juventude alagoana repleto de complexidades. Na trama, a protagonista Tamara (Maya de Vicq) vive seus últimos momentos com os amigos antes de se mudar para Brasília. Em meio a um período de fervorosa exploração da sexualidade entre os jovens, Tamara se interessa por uma adolescente da vila, apelidada de Sem Coração devido a uma cicatriz no peito. “A jornada da protagonista Tamara é inspirada em algumas memórias da minha infância e adolescência passadas no litoral alagoano, lugar onde cresci e de grande inspiração para meus trabalhos”, comenta a diretora Nara Normande.

O longa é uma extensão do curta-metragem homônimo dirigido e escrito por Nara e Tião em 2014. A atriz Eduarda Samara ("Bacurau"), que vive a personagem que dá o nome ao filme, retoma o papel na nova produção. Entre o elenco, também estão Maeve Jinkings ("Pedágio"; "Aquarius"; "O Som ao Redor"), Erom Cordeiro ("A Divisão"; "DNA do Crime") e a estreia de Kaique Brito como Binho no cinema. O filme foi rodado em Alagoas, entre setembro e outubro de 2022, e finalizado no Brasil, Itália e França. 

Emilie Lesclaux, produtora do longa, comentou sobre a parceria com os diretores e ressaltou o novo capítulo do trabalho conjunto ao lado da dupla: “Trabalhei com Nara e Tião no início da nossa trajetória, nos curtas-metragens 'Muro' e 'Sem Coração', filmes que estrearam no Festival de Cannes e que tiveram carreiras exemplares no Cinema Brasileiro”, aponta. 

Antes de estrear em circuito nacional, "Sem Coração" venceu prêmios na Mostra de São Paulo (Prêmio ABRACCINE de melhor longa), FIFAM Festival Internacional du Film d’Amiens (França - Prêmio do Juri), e no Festival de Havana (Melhor Contribuição Artística), FestAruanda dentro da Mostra Nordestina(Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som, Melhor Figurino, Melhor Direção de Arte);. Também passou por exibições na 1ª Mostra Carambola, em Maceió, no Panorama Coisa de Cinema, em Salvador, e na Mostra de Cinema de Gostoso. Internacionalmente, teve sessões no Festival de Cinema de Gotemburgo e no BUFF FilmFestival (Suécia), no 42° Festival Internacional Cinematográfico do Uruguai e no Joburg Film Festival (África do Sul). 

A estreia do filme integra o projeto Sessão Vitrine Petrobras, de apoio ao audiovisual brasileiro. Criado pela Distribuidora Vitrine Filmes, o projeto ganhou o patrocínio da Petrobras quando relançado no final do ano passado com o intuito de levar aos cinemas um longa por mês. 

Foto: Divulgação/Cinemascópio

 Foto: Divulgação/Cinemascópio

Sinopse 

Verão de 1996, litoral de Alagoas. Tamara está aproveitando suas últimas semanas na vila pesqueira onde mora antes de partir para estudar em Brasília. Um dia, ela ouve falar de uma adolescente apelidada de "Sem Coração" por causa de uma cicatriz que tem no peito. Ao longo do verão, Tamara sente uma atração crescente por essa menina misteriosa.

Ficha técnica 

Brasil-França-Itália (2023), 92 min, Cor, DCP, 2.39:1, 5.1 

Dirigido e escrito por: Nara Normande e Tião 

Produzido por: Emilie Lesclaux, Kleber Mendonça Filho, Justin Pechberty, Damien Megherbi, Nadia Trevisan, Alberto Fasulo 

Coproduzido e distribuído por: Vitrine Filmes 

Diretora de Fotografia: Evgenia Alexandrova 

Diretor de Arte: Thales Junqueira 

Montagem: Juliana Munhoz, Edu Serrano, Isabelle Manquillet 

Produção Executiva: Juliana Lemes, Dora Amorim 

Direção de Produção: Luiza Ramos 

1ª Assistente de Direção: Laura Mansur 

Figurinista: Preta Marques 

Caracterização: Natie Cortez 

Produção de elenco: Rafhael Barbosa 

Som Direto: Lucas Caminha 

Design de Som: Riccardo Spagnol, Gianluca Gasparrini 

Mixagem: Gilles Bernardeau 

Música Original: Tratenwald 

Elenco  

Maya de Vicq (Tamara) 

Eduarda Samara (Sem Coração) 

Alaylson Emanuel (Galego) 

Maeve Jinkings (Fátima)  

Kaique Brito (Binho) 

Eules Assis (Eules) 

Erom Cordeiro (Edu) 

Ian Boechat (Vitinho) 

Lucas Da Silva (Cidão) 

Elany Santos (Vânia) 

Foto: Divulgação/Cinemascópio

Perfil dos Diretores 

Nara Normande (1986) é alagoana. Morou 20 anos no Recife, onde desenvolveu seus primeiros trabalhos no cinema. Em 2014, dirigiu com Tião a ficção com atores “Sem Coração”, curta ganhador do prêmio Illy na Quinzena dos Realizadores em Cannes. Em 2018, o documentário animado em técnicas mistas “Guaxuma”, coprodução com a França, ganhou mais de 70 prêmios em prestigiosos festivais como SXSW, Guadalajara, Ottawa AIFF e Brasília. "Sem Coração", codirigido por Tião, é seu primeiro longa-metragem.  

Filmografia: Sem Coração (92 min), 2023; Guaxuma (14 min), 2018; Sem Coração (25 min), 2014 e Dia Estrelado (19 min), 2011. 

Tiãonasceu em Recife. Em 2008, seu filme “Muro” recebeu o prêmio Un Regard Neuf de melhor curta-metragem na Quinzena dos Realizadores de Cannes. Seu filme Animal Político (2016) estreou no Festival de Roterdã em 2016.  

Filmografia: Sem Coração (92 min), 2023; Animal Político (70 min), 2016; Sem Coração (25 min) 2014; Muro (18 min), 2008 e Eisenstein (19 min), 2006.