O protagonismo feminino indígena na atuação coletiva em defesa dos direitos dos povos originários é o tema central do documentário Kunha Karaí e as Narrativas da Terra, que chega às telas dos cinemas de Palmas nesta quinta-feira, 18. As sessões acontecem até o dia 25 de abril, sempre às 15h, no Cine Cultura - Sala Sinhozinho, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. Os ingressos custam R$ 15,00.
Primeiro longa-metragem dirigido pela cineasta Paola Mallmann, o filme conta a história de vida e o movimento social de mulheres indígenas brasileiras, em que os caminhos de luta e cura se entrecruzam no processo de se tornarem lideranças. Aborda também o debate sobre mudanças climáticas e proteção dos biomas, elementos que apontam caminhos de reconhecimento da história indígena contemporânea brasileira como porta-vozes da Terra.
O documentário foi rodado entre 2019 e 2022, em diferentes regiões e cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Brasília e Acre. O relato de quase 20 mulheres indígenas constrói uma narrativa intimista que relaciona memórias afetivas, sonhos, cosmovisão e gestos de resistência com os territórios visitados e a ancestralidade brasileira.
“É bem significativo que as pessoas possam assistir a história dessas mulheres e descobrir ou refletir um pouco sobre sua própria história e sobre os laços com sua ancestralidade”, ressalta Paola Mallmann.
Programa do Minc
A iniciativa contou com recursos do edital Programa #Audiovisual Gera Futuro, do Ministério da Cultura (MinC) e também marca a estreia de Paola no formato longa-metragem. Ela já havia dirigido três curtas-metragens documentais, um deles com vários prêmios e participações em festivais de cinema importantes, como Gramado e Brasília.
A diretora destaca a importância do lançamento do documentário em salas de cinema, em especial para novos realizadores. “Conseguir lançar o filme em salas de cinema é bem importante, por viabilizar a difusão da informação ao público que não acessa obras com essa temática e pelo desafio que é colocar filmes documentários brasileiros dirigidos por mulheres no circuito comercial”, comemora.
Kunha Karaí e as Narrativas da Terra conta com distribuição independente da Panda Filmes (RS), produção executiva do cineasta Beto Rodrigues, da Linha de Produção Cinema e TV, em produção associada com Opará Cultural (RS).