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Opinião

Uemerson Florêncio é empreendedor, treinador, palestrante e correspondente internacional de opinião.

Uemerson Florêncio é empreendedor, treinador, palestrante e correspondente internacional de opinião. Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Uemerson Florêncio é empreendedor, treinador, palestrante e correspondente internacional de opinião. Uemerson Florêncio é empreendedor, treinador, palestrante e correspondente internacional de opinião.

Em ano de eleições os candidatos devem se atentar aos diversos aspectos que podem comprometer a sua imagem e reputação na corrida eleitoral. Mesmo porque, muito antes de lançar o nome para o pleito é importante possuir um breve histórico com a população. É preciso ter um vínculo mínimo com algum tipo de prestação de serviço real naquela cidade ou localidade para poder lhe respaldar ou sustentar os seus esforços nesta tão desejada corrida. Como você pode ter uma imagem positiva se você não tem vínculos positivos com as pessoas?

Um candidato que não tem vínculos com os eleitores, o que fará para conquistar a sua confiança? Voto é investimento, como o próprio nome já diz, voto de confiança. Contraditório ou não, por meio deste voto, ainda que você esteja desempregado, pode garantir o emprego dos futuros gestores e legisladores municipais. Mas este é um tempo para um outro artigo.

Entretanto, quero destacar especial atenção para as condutas que muitos candidatos adotam para sustentar o discurso de uma vitória que ainda não se consolidou. Muitos deles, perdem muito tempo, dinheiro e recursos materiais diversos para sustentar tais discursos. E, nestes desencontros vai também comprometendo a sua imagem e reputação, elevando ao patamar de uma pessoa desregrada, irresponsável e péssimo gestor de pessoas por não saber conduzir os recursos disponíveis para o enfrentamento desta corrida.

Será que para construir uma imagem favorável de um candidato, basta participar do baba no campo ou na rua, dar apertos de mão, passar em frente aos bares e festinhas para fazer acenos de mão? Será que ainda há espaço para fazer promessas que visivelmente não se pode cumprir? Numa cidade com infraestrutura precária e elevada taxa de desemprego, você pode dizer que atrairá uma empresa que gerará 3000 mil empregos para os moradores da cidade? Atitudes como essas, só faz você uma verdadeira piada, em outras palavras, um meme!

É muito importante saber qual é a sua real identidade, afinal, um candidato sem um valor humano explícito ou uma causa identitária clara, já tem meio caminho desestruturado na vida política como um todo. É muito importante primar pela imagem-identidade que você deseja ter o digno reconhecimento no curso da campanha ou nos resultados futuros. Reitero que não há mais espaços para os velhos tapinha nas costas, apenas para afirmar que você passou por ali ou dar a entender que está demarcando o seu território.

Sendo assim, visitar uma casa simples e comer a farofa pode não significar a imagem qualificada e esperada para você, olhando para longo prazo. É como se a cada passo dado para a frente, você desse um passo para traz e perdesse muito mais espaço do que você imagina. O seu concorrente atuará em cima das suas falhas, suas brechas e por que não dizer, focará nos teus erros. E, depois de devidamente identificados, serão elaboradas estratégias, táticas e ações cirúrgicas para minar as suas forças, tendo como resultado, a falência do seu projeto político.

O que faz um candidato detonar a sua imagem perante a opinião pública? É fazer promessas que não se pode cumprir, formar alianças com personalidades questionáveis de dentro ou fora da cena política, discutir com eleitores publicamente ou por meio das redes sociais, perseguir quem quer que seja por discordar ou agir contrário aos seus pensamentos ou valores, assumir autoria de algo que não foi viabilizado por você, negociar apoio por meio de acordo financeiro ou adotar qualquer atitude que comprometa os princípios éticos e morais defendidos pela sociedade, pois quando isso acontece o clamor social pode, por si só, lhe derrubar.

O que pode possibilitar a construção de uma imagem política positiva? Ter atitudes que estejam amparadas em valores humanos sólidos. Quando você se reportar ao seu eleitor, promova a escuta real, olhe nos olhos, demonstre valor em suas palavras, tome nota daquilo que você julga ser viável de ser encaminhado. Mas faça com que eles se engajem naturalmente com o propósito por você exposto. Não inicie a sua jornada apenas quando for aberto o período de campanha, você precisará ter o seu nome naturalmente na cabeça dos eleitores. O seu nome deve ser fortalecido por uma causa comum e singular, mas ainda, é importante que seu nome venha acompanhado de resultados comportamentais e contribuições relevantes para a vida dos munícipes. Esteja com dada frequência presente na vida social da sua cidade. Crie ou apoie um ou vários projetos sociais. Participe de discussões orientadas para o desenvolvimento do município nas mais diversas categorias profissionais e sociais, sem esquecer dos estudantes do Ensino Médio. Dê prioridade aos valores que se sustentam na justiça, pesquisa, ética, sensatez, visão de conjunto e humanismo!

O conteúdo aqui expresso, não significa nenhuma cartilha para a formação de bons políticos ou para qualquer outra forma de estabelecimento de diretrizes padronizadas nesse sentido. O propósito é promover reflexões sobre pontos aleatórios que comprometem a imagem e reputação dos candidatos em campanha eleitoral.

*Uemerson Florêncio – (Brasileiro) Empreendedor. Treinador, palestrante e correspondente internacional de opinião para cinco países de língua portuguesa na África (São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Moçambique, Guiné Bissau e Angola), quatro países de língua espanhola (Argentina, Uruguai, Peru e Espanha) e Estados Unidos, onde expõe sobre a análise da linguagem corporal aplicada a diversas áreas. Criador do método pentágono da comunicação. Gestor de conteúdo do site da empresa Conceito Treinamentos no Brasil. Pesquisador em Cultura Árabe, tendo os Emirados Árabes Unidos, no Oriente Médio, como país de estudo.