Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Keven Lopes/Adapec

Foto: Keven Lopes/Adapec

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), em parceria com a MSD Saúde Animal, Faet/Senar, Prefeitura Municipal de Combinado, Fundo Privado de Defesa Agropecuária (Fundeagro), Sistema Faet/Senar realizaram na manhã do último sábado, 27, na Fazenda Bom Jesus, no município Combinado, a 4ª edição do Dia de Campo da Sanidade Animal. O evento reuniu produtores rurais e estudantes do município e da região.

O vice-presidente da Adapec, Lenito Abreu destacou o esforço do governador Wanderlei Barbosa na estruturação do serviço de defesa agropecuária e a importância do dia de campo para a sanidade animal. "A Adapec está estruturada para atender as demandas dos produtores rurais, e este Dia de Campo da sanidade animal tem justamente este objetivo, de promover ações preventivas de educação sanitária e conscientizar os produtores rurais sobre a importância da prevenção das doenças nos animais," afirmou Lenito Abreu.

O casal de produtores rurais e proprietários da Fazenda Bom Jesus, o senhor Miguel Martins dos Anjos e dona Leonila Nenê Neta Martins, agradeceram a participação dos produtores rurais e da Adapec ressaltando que o município de Combinado é referência na pecuária leiteira e de corte e apontaram o comprometimento do setor produtivo por meio da parceria entre o Governo do Tocantins e produtores rurais como razões para os avanços do reconhecimento nacional de livre da febre aftosa sem vacinação.

Na palestra realizada pelo responsável técnico do Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa da Adapec, João Eduardo Pires, fez um panorama sobre os avanços no sistema de defesa sanitária animal, e reforçou a importância da responsabilidade dos produtores rurais na vigilância de enfermidades em seus rebanhos. "A Adapec faz um processo de vigilância contínua nas propriedades, eventos pecuários e frigoríficos, porém, cabe aos produtores rurais fazer a vigilância para que possamos alcançar e manter o status internacional, e assim, melhorar nossas condições de comercialização da carne tocantinense," pontuou João Eduardo.

Já o médico veterinário da MSD Saúde Animal, Josely Sobreira, apresentou um cenário da sanidade animal ressaltando as perdas ocorridas por falta de conhecimento. Ele também apontou a necessidade de manter a vacinação do rebanho de outras enfermidades que causam queda na produtividade no rebanho trazendo prejuízos e prejuízos econômicos.

Parceria

O evento foi realizado com a parceria entre a Adapec, MSD Saúde Animal, Sebrae, Faet/Senar, Prefeitura Municipal de Combinado, Fundo Privado de Defesa Agropecuária (Fundeagro), Fazenda Bom Jesus de propriedade do senhor Miguel Martins dos Anjos e Leonila Nenê Neta Martins (Dona Nilda), Laticínio Boa Vista, Soluz energia solar. (Secom/TO)