Uma força-tarefa liderada pela primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, foi formada nesta segunda-feira, 6, para traçar um plano de ação de ajuda humanitária às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul, que enfrenta uma das maiores tragédias climáticas já registradas no Brasil. A realização da ação Tocantins pelo Rio Grande do Sul foi uma determinação do governador Wanderlei Barbosa.
Unidos na sala de reuniões do Palácio Araguaia, secretários, presidentes de autarquias e representantes de entidades e associações compartilharam ideias e de que forma cada instituição pode contribuir.
“O governador Wanderlei Barbosa me pediu que eu coordenasse os trabalhos dessa ação, pois já estava prevista a arrecadação de 1 kg de alimento para quem for ao show de abertura da Agrotins, na próxima quinta-feira, 9. Então resolvemos direcionar todo o alimento arrecadado no show para o Rio Grande do Sul e demonstrar, ao povo gaúcho, que os tocantinenses também estão comovidos e são solidários a eles”, afirmou a primeira-dama Karynne Sotero.
O secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, disse que todo o valor arrecadado com a venda do camarote no show de abertura será direcionado ao Rio Grande do Sul. “A aquisição da pulseira será por meio de um PIX direcionado diretamente para ajudar a reduzir o impacto causado por essa tragédia”, afirmou.
Além da arrecadação na grande festa de abertura, ficou acordado na reunião que todas as secretarias e as autarquias do Estado serão pontos de coleta de doações, bem como todas as escolas da rede estadual de ensino. As doações serão recebidas nesses locais até a sexta-feira, dia 10.
“Nós já enviamos um grupo para auxiliar nas operações de busca e salvamento, mas temos que agir rápido com itens básicos como alimentos, água, fraldas e itens de higiene que são urgentes”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, coronel Peterson Ornelas.
O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, relatou que tem recebido manifestações de apoio de diversos expositores e empresas envolvidas na Agrotins para colaborar. “O impacto de uma tragédia dessa para o agro é muito pesado. Conversei com produtores da região e os relatos são muito tristes”, afirmou.
Presente na reunião, o secretário de Estado da Comunicação, Márcio Rocha, colocou a Pasta à disposição para auxiliar na campanha, massificando a divulgação. O titular da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, fez um apelo às entidades que representam os comerciantes que se engajem na ação e convidem os empresários do estado a aderir à corrente de solidariedade.
Participaram também, contribuindo para o planejamento da ação de ajuda humanitária, os secretários de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcelo Lelis; da Administração, Paulo César Benfica; do Planejamento e Orçamento, Sergislei Silva; além do secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado, José Humberto Muniz Filho; do presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Paulo Antônio Lima; e do vice-presidente do Instituto Natureza do Tocantins, José Aníbal.
A ação também conta com a adesão de entidades que enviaram seus representantes, como a presidente da Aprosoja Tocantins, Caroline Barcellos; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL Palmas), Silvan Portilho; e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), Joseph Madeira, bem como o vice-presidente da instituição, Rudiney Moreira.
O que doar
As doações devem priorizar alimentos (incluindo leite), água, fraldas, agasalhos e cobertores. Todo o material arrecadado será enviado ao Centro de Tradições Gaúchas (CTG), que enviará ao Rio Grande do Sul, em parceria com empresas de transporte. (Secom/TO)