Com vistas a conscientizar a população sobre os riscos da realização de queimadas no período de estiagem, a Defesa Civil e a Agência de Regulação, Serviços e Meio Ambiente de Porto Nacional (ARPN) realizarão, na próxima quarta-feira, 22, o lançamento e abertura do projeto “Fogo Zero 2024”.
A ação busca sensibilizar a população por meio de palestras, distribuição de panfletos e visitas técnicas em pelo menos nove propriedades rurais. Diversas regiões do município serão percorridas em uma agenda que se estenderá até novembro.
De acordo com a coordenadora da Defesa Civil de Porto Nacional, Adeilsa de Santana, o projeto será expandido. “Esse ano iremos alcançar uma das regiões mais distantes da nossa sede que é o Assentamento Flor da Serra levando todas as informações necessárias a fim de evitarmos essas queimadas controladas também nesta região. Durante todo esse período, a Defesa Civil trabalhará diuturnamente a fim de evitarmos esse problema no município”, enfatizou.
São parceiros da iniciativa o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto de Natureza do Tocantins (Naturatins), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Detran-TO, Defesa Civil Estadual e o Tiro de Guerra 11-005.