Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raiza Milhomem/Secom Palmas

Foto: Raiza Milhomem/Secom Palmas

A  partir da próxima segunda-feira, 27, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) inicia a campanha nacional de imunização da poliomielite em Palmas. A vacina é destinada para crianças menores de cinco anos para evitar a paralisia infantil. A administração do imunizante será feita das 8 às 18 horas em todas as Unidades de Saúde da Família (USF). Para adquirir a dose, é necessário que os responsáveis levem os pequenos com documentos de identificação e o cartão de vacinação.

A vacina será obrigatória para todas as crianças de um até quatro anos, 11 meses e 29 dias e que não tomaram o imunizante nos últimos 30 dias. Os bebês, entre recém-nascidos e aqueles que têm 11 meses e 29 dias, devem tomar apenas se estiverem com alguma dose atrasada. Vale lembrar que, no primeiro ano de vida, o imunizante é ofertado a cada dois meses, sendo a primeira administração feita no segundo mês completo da criança.

O imunizante é administrado em gotas (via oral). De acordo com a gerência da Central Municipal de Rede de Frio (Cemurf), a expectativa é que na Capital sejam vacinadas cerca de 18 mil crianças. A campanha seguirá até o dia 14 de junho e terá, no próximo dia 8, o Dia Nacional de Mobilização de Vacinação contra a doença.  (Secom Palmas)