O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT/Ebserh) recebeu na tarde desse domingo (26), a visita de professores da Universidade Estadual de Tyumen (UTMN), da Rússia. Estiveram presentes Andrey Tolstikov, vice-reitor, e Roman Latynstsev, coordenador de Programas Internacionais da UTMN, acompanhados pelo reitor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Airton Sieben, e outros gestores e professores da UFNT.
A visita técnica teve o intuito de conhecer a estrutura e o perfil de atendimentos do hospital universitário, bem como as áreas de pesquisas desenvolvidas para facilitar o intercâmbio de conhecimentos, expertise e recursos entre as instituições, dando a oportunidade de colaborações entre diversas áreas de interesse mútuo como pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico, intercâmbio estudantil e diversos programas acadêmicos.
Na ocasião, a gerente de Atenção à Saúde do HDT-UFT, Andrielly Gomes de Jesus, falou sobre a prevalência dos atendimentos em doenças infectocontagiosas e parasitárias, porém citou que o hospital trabalha para ampliar o perfil para um hospital geral. Já a chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e da Inovação Tecnológica em Saúde, Patrícia Mendonca, citou os programas de incentivo a pesquisa e inovação da Ebserh e destacou as pesquisas científicas que estão em execução, bem como os interesses institucionais para desenvolvimento de pesquisas clinicas com a UTMN nas áreas de doença de chagas, leishmanioses, malária e outras possibilidades, assim como projetos de inovação em saúde.
Acordo de Cooperação Técnica
No sábado (25), a UFNT, universidade a qual o HDT-UFT está vinculado assinou o Protocolo de Cooperação Internacional Técnico-científico com a Universidade de Tyumen, um marco significativo para a expansão de ações de cenário internacional e para o fortalecimento das relações acadêmicas e científicas entre o Brasil e a Rússia. O acordo estabelece as bases para uma colaboração abrangente em várias frentes, incluindo intercâmbio de pessoal acadêmico e de pesquisa, intercâmbio de estudantes, desenvolvimento de projetos de pesquisa conjunta e programas educacionais duplos, entre outros.
A vinda dos professores russos contemplou ainda reuniões entre os representantes das duas universidades e autoridades do governo, apresentações culturais, visita ao Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins e visitas a instalações e laboratórios da UFNT.
O acordo também contempla a realização de projetos de pesquisa conjuntos em diversas áreas de interesse, tais como:
- Estudos de biodiversidade e monitoramento de gases de efeito estufa no estado de Tocantins, com foco na construção de uma base de pesquisa compartilhada e estudos microclimáticos, ecofisiológicos de plantas e ciência do solo.
- Projetos de biossegurança humana, animal e vegetal, com ênfase no estudo de patógenos e seus vetores, bem como no desenvolvimento de métodos para controlar riscos biológicos.
- Estudos sobre os direitos dos Povos Indígenas da Amazônia diante das mudanças globais, incluindo comparações interculturais com os povos da Sibéria.
- Cooperação em psicologia, pedagogia e estudos influenciados pela herança do Dr. Lev Vygotsky.
- Promoção de estudos da língua portuguesa, literatura brasileira e russa, e intercâmbio de professores para compartilhamento de metodologias de ensino.
- Colaboração em estudos de danças típicas, balé clássico e treinamento esportivo, com foco em educação física, por meio de intercâmbio de alunos e professores e compartilhamento de metodologias de ensino.
(Foto: Divulgação HDT-UFT)
Saiba mais sobre a UTMN
Fundada em 1930, a Universidade de Tyumen é a mais antiga do Oblast de Tyumen; já recebeu 2.000 estudantes internacionais de 45 países, é composta por: Instituto de Finanças e Economia, Instituto X-BIO de Biologia Ambiental e Agrícola, Centro Técnico, Escola de Ciências Naturais (Ciências da Terra), Centro Administrativo da Universidade de Tyumen, Escola de Ciências Naturais (Física e Tecnologia), Instituto de Ciências Sociais e Humanas, Escola de Estudos Avançados, Escola Avançada de Engenharia, Escola de Ciências Naturais (Química), Instituto de Estado e Direito, Complexo de Biblioteca e Museu, Escola de Ciências da Computação, Escola de Ciências Naturais (Biologia), Instituto de Educação Física, Liceu Acadêmico e Escola de Educação e; possui programas de graduação e pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) em diversas áreas.
Rede Ebserh
O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação. (HDT-UFT)