A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), divulgou as normas para a seleção de novos alunos do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT). Os interessados em concorrer a uma das vagas para o Centro de Araguaína devem realizar as inscrições entre os dias 5 de janeiro e 06 de março de 2026.
Ao todo, o edital oferta 60 vagas, divididas entre 32 para o curso de Mestrado e 28 para o Doutorado. Do total, 20% são reservadas para o sistema de cotas de ações afirmativas, abrangendo pretos, pardos, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, pessoas trans, imigrantes e refugiados.
Áreas de Pesquisa
O programa tem como área de concentração o “Ensino e Formação de Professores de Línguas e de Literatura”, estruturado em quatro linhas de pesquisa:
*Teoria, análise linguística e diversidade cultural em contexto de formação;
*Ensino de literatura e letramento literário;
*Práticas discursivas em contextos de formação;
*Linguística Aplicada a contextos de formação.
Como participar
Todo o processo de inscrição será realizado via internet, mediante envio de formulário e documentação exigida no edital. A taxa de participação é de R$ 100,00.
Candidatos que desejarem solicitar a isenção da taxa devem ficar atentos ao prazo curto: os pedidos poderão ser feitos apenas de 22 a 26 de janeiro de 2026. Têm direito ao benefício inscritos no CadÚnico e candidatos que cursaram o ensino superior em instituições públicas (ou como bolsistas integrais em particulares) e atendam aos critérios de renda. Indígenas, pretos e pardos estão isentos automaticamente, conforme legislação vigente.
Etapas de Avaliação
A seleção dos futuros mestrandos e doutorandos do Centro de Araguaína ocorrerá em quatro etapas:
*Prova de proficiência em língua estrangeira (eliminatória);
*Prova teórica (eliminatória e classificatória);
*Arguição do projeto de pesquisa (eliminatória e classificatória);
*Análise de currículo (classificatória).

