O Governo do Tocantins, por meio do Corpo de Bombeiros Militar, vai formar 360 Guarda-vidas Civis para atender as Prefeituras Municipais onde existem as praias oficiais. As instruções já começam na próxima segunda-feira, 27, e o objetivo é atender a Temporada de Praia 2024, quando milhares de cidadãos aproveitam as férias e os finais de semanas para a diversão nas beiras de rios, clubes e outras áreas balneares.
As vagas para o Curso de Formação de Guarda-vidas Civis foram abertas pelo CBMTO, por meio da Diretoria de Ensino, direcionado às Prefeituras e às áreas balneares, visando o atendimento à Norma Técnica 34, da própria corporação, para dar segurança aos banhistas.
Cada Unidade Operacional do Corpo de Bombeiros Militar vai atender 40 candidatos, que já se inscreveram e os aprovados no Teste Físico Seletivo para participarem das instruções já tiveram os nomes publicados no site de CBMTO.
Os candidatos aptos e classificados dentro do número de vagas deverão se apresentar para o Curso com cabelo cortado com máquina no número 02 e barba feita, se masculino; ou cabelo amarrado em rabo de cavalo, se feminino.
Também é exigido para os aprovados se apresentarem com o seguinte enxoval: short amarelo; camiseta regata branca; sunga ou short de banho (masculino) e maiô com sukini ou macaquito (feminino), preferencialmente na cor preta; touca de natação; tênis de corrida; meias brancas; chinelo de dedo (Ex: Havaianas), preferencialmente na cor preta; tubo de salvamento (ou dois macarrões de piscina e um cabo com 08 metros comprimento e 08mm bitola, preferencialmente de polipropileno); mosquetão, argola e; um par de nadadeiras (caso possua).
Caso haja menos de dez candidatos na turma, o grupo será remanejado para a Unidade Operacional mais próxima para as instruções. A duração do curso é de uma semana, e contempla ações em água e corrida.
(Foto: Luiz Henrique Machado/Secom-TO)