Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação Faet/Senar

Foto: Divulgação Faet/Senar

Iniciativa do Sistema Faet/Senar, o 3º módulo do programa "Capacita Sindicato Rural", realizado em Palmas, qualifica cerca de 30 dirigentes sindicais do Tocantins com o objetivo de estimular e fortalecer a liderança e gestão nas entidades rurais. Já foram realizados três módulos de capacitação e duas viagens técnicas a outros estados.

"Essa capacitação fez com que a gente abrisse os olhos para as possibilidades de melhoria da nossa gestão e também no relacionamento com os produtores rurais". A avaliação é do presidente do Sindicato Rural de Dois Irmãos, Francisco Tozzati, ao final do 3º módulo.

Segundo o palestrante que ministrou o curso, o mestre em Administração e especialista em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Celso Garcia, o curso foi baseado em alicerces construídos com foco no sistema: o autoconhecimento e a visão estratégica para o sistema sindical rural. "Nesse encontro nós colocamos os participantes a pensarem no sistema sindical e entender a importância de assumir o protagonismo. Com o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical, os dirigentes precisam oferecer soluções para os produtores", destacou.

Ao longo do dia foram tratados assuntos como: planejamento estratégico, análise SWOT, onde foram avaliadas as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. Também foram trabalhados indicadores para que os líderes possam aferir os resultados que estão atingindo.

O palestrante também relembrou pontos nos encontros anteriores. "No primeiro pilar, os líderes discutiram perfil e estilo de liderança. No segundo, eles tiveram o entendimento do papel da comunicação, da escuta ativa e do feedback, no exercício da liderança, como forma de melhorar suas relações interpessoais", destacou.

No final da capacitação, o  presidente do Sistema Faet/Senar, Paulo Carneiro, disse que o próximo passo do programa é a realização das consultorias de planejamento individual com os sindicatos rurais. "Como parte da capacitação, o sistema vai oferecer um acompanhamento personalizado para entender melhor a realidade de cada sindicato. Em agosto faremos um novo encontro para avaliar os resultados", pontuou.

O presidente do Sindicato Rural de Marianópolis, Darci Dario, comemorou o resultado do curso, afirmando que é uma forma de mostrar alternativas para melhorar a administração junto a entidade e que sem dúvidas foi uma das melhores capacitações que já participou". A iniciativa conta com o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e do Governo Federal.