O município de Abreulândia, situado a 147 Km da capital, região Centro-Oeste, foi um dos destaque e revelação durante a premiação do Selo Profe, que ocorreu durante o Seminário Regime de Colaboração promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) nessa terça-feira, 27, na Escola Estadual Elisângela Glória Cardoso.
A educação das cidades tocantinenses foram avaliadas no quesito alfabetização, com melhor desempenho na fluência leitora dos estudantes do 2° ano e no progresso de aprendizagem. Na Regional que contempla os municípios do Vale do Araguaia, o primeiro lugar ficou com Abreulândia que alcançou 73,53 no percentual de crianças no nível de alfabetização adequado, já na segunda colocação está Paraíso do Tocantins atingindo a média de 64,83 e ocupando a terceira posição Barrolândia, atingindo 62,07.
Segundo a Seduc o levantamento foi feito após o diagnóstico entregue pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica do Estado do Tocantins (Saeto). O diagnóstico tem como objetivo promover e valorizar a melhoria das aprendizagens e da qualidade da educação no território tocantinense.
Dever de Casa
Em vídeo divulgado, o prefeito de Abreulândia, Manoel Moura, parabenizou a atuação do Secretário da Educação Professor Fabio Vaz e, em especial, o governador Wanderlei Barbosa pela condução do Estado e compromisso que tem com a Educação.
O gestor explicou que essa conquista foi alcançada graças ao cumprimento de metas e ao compromisso de sua gestão com incentivo e políticas públicas educacionais voltadas para a melhoria do ensino no município. “Agradeço toda dedicação e compromisso dos profissionais da educação, equipe da Escola Municipal Júlio Pinheiro e dos nossos estudantes”, comemorou Manoel Moura.
A professora Edileia Alves contou que os resultados alcançados foram mediantes ao trabalho conjunto da Secretaria Municipal de Educação de Abreulândia, juntamente com todos da Escola Municipal Júlio Pinheiro. “É mais um sonho realizado”, finalizou a educadora.
Selo Profe
Foram premiados os seguintes municípios que se destacaram na alfabetização dos estudantes: Superintendência Regional de Educação de Araguaína (Ananás); da Superintendência Regional de Araguatins (Augustinópolis); da Superintendência Regional de Arraias (Novo Alegre); da Superintendência Regional de Colinas (Bernardo Sayão); da Superintendência Regional de Dianópolis (Taipas); da Superintendência Regional de Guaraí (Presidente Kennedy); da Superintendência Regional de Gurupi (Aliança); da Superintendência Regional de Miracema (Miranorte); da Superintendência Regional de Palmas (São Félix); da Superintendência Regional de Paraíso (Abreulândia); da Superintendência Regional de Pedro Afonso (Itacajá); da Superintendência Regional de Porto Nacional (Monte do Carmo); e da Superintendência Regional de Educação de Tocantinópolis (Santa Terezinha).