A Câmara Municipal de Palmas (CMP) realizou na manhã deste sábado (1º de junho) sessão especial no distrito de Taquaruçu, seguindo a tradição anual estabelecida pela Constituição Estadual e pela Lei Orgânica do Município de Palmas. Todos os anos, no dia 1º de junho, Taquaruçu se torna a sede dos poderes Executivo e Legislativo municipais, conforme estipulado pelo Artigo 3º da Constituição Estadual e pelo parágrafo segundo da Lei Orgânica do Município.
De acordo com o presidente da CMP, vereador José do Lago Folha Filho (PSDB), a participação da comunidade na sessão representa o objetivo de estar próximo aos moradores do distrito. “Sempre que a gente vem para Taquaruçu, sentimos a receptividade da comunidade e ficamos felizes de realizar uma sessão aqui, porque somos bem acolhidos. Valorizamos cada lugar aqui do distrito, cada rua e praça tem uma história para contar”, enfatizou o chefe do legislativo.
Em seu discurso, a prefeita Cinthia Ribeiro Mantoan (PSDB) citou a aprovação das contas de sua gestão pelo Poder Legislativo referente ao ano de 2020 e a regularização fundiária feita pela gestão. “Ter as contas aprovadas pelos vereadores é a confirmação de que fizemos a coisa certa naquele momento difícil pelo qual passou não somente Palmas, mas todo o mundo, quando enfrentamos a pandemia. Hoje fico feliz, que nesse dia, em parceria com o Tribunal de Justiça, faço a entrega de mais de 220 certidões de regularização fundiária de imóveis para os moradores de Taquaruçu e do distrito de Buritirana”, afirmou.
Durante a sessão, discursam os vereadores que residem no distrito, Marilon Barbosa (Republicanos) e Major Negreiros (PSDB) que usaram a tribuna para agradecer as obras realizadas pela gestão para a comunidade local, como a reforma da casa da cultura, a ordem de serviço para a construção do campo de futebol, e várias obras de infraestrutura. Também usou a tribuna a vereadora Iolanda Castro (Republicanos) que lembrou de seus vínculos históricos com Taquaruçu.
O evento contou com a presença de autoridades como os deputados estaduais Júnior Geo (PSDB), Eduardo Mantoan (PSDB), a Desembargadora Maysa Vendramini Rosal, o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Tocantins Deocleciano Gomes Filho e secretários municipais, que aproveitaram a ocasião para destacar a relevância de Taquaruçu no contexto histórico de Palmas e reforçaram a importância dos títulos de imóveis entregues aos moradores da região.
A cerimônia também incluiu atividades culturais como a apresentação da Quadrilha Matutos da Noite, Projeto Casulo com os alunos da Casa de Cultura Professora Maria dos Reis, a Orquestra da Banda Mirim da Guarda Metropolitana de Palmas que celebraram a riqueza cultural de Taquaruçu, fortalecendo ainda mais os laços entre os habitantes e seus representantes. (CMP)
Foto: Chico Sisto/CMP