Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O professor universitário Fabiano Kenji (PT) divulgou à imprensa nesta quinta-feira, 13, vídeo esclarecendo dúvidas acerca dos rumores que envolvem sua pré-candidatura a prefeito de Gurupi. O nome do professor foi vetado no dia 16 de maio durante reunião com membros do diretório municipal. A Federação Brasil da Esperança (Fe Brasil), que é formada pelo PT, PC do B e PV, declarou nessa quarta-feira, 12, apoio à reeleição da prefeita Josi Nunes.

Kenji afirma ter solicitado ao diretório estadual do PT Tocantins recurso contra o veto (dia 2 de junho). O professor critica argumentos e fala em venda do partido às candidaturas da direita, mantendo a militância do PT em Gurupi de fora do processo, sem condições de dar opinião e muito menos em participar da decisão.

De acordo com Fabiano Kenji, "[...] o PT decidiu cortar sua própria candidatura à Prefeitura para ficar na rabeira das candidaturas à direita aqui da cidade".

Intrometido 

O professor Kenji desmente a informação que "deu uma de intrometido" por ter lançado pré-candidatura após a Federação ter decidido lançar chapa sem candidato a prefeito. A Fe Brasil comunicou a decisão entre abril e maio. "No entanto, em uma reunião do Partido dos Trabalhadores para ouvir moradores do Setor João Lisboa da Cruz, em dezembro de 2023, eu já tinha feito o anúncio da minha pré-candidatura, muitos meses antes desse anúncio da Federação. A minha pré-candidatura veio primeiro", conta. 

O registro oficial da pré-candidatura de Kenji aconteceu em fevereiro de 2024, como confirma em vídeo. O professor diz não ser um projeto egoísta e que ouviu os militantes. "É uma proposta de candidatura própria que foi montada ouvindo a insatisfação dos militantes da cidade que estão cansados dessa história do PT não lançar nenhum candidato a prefeito há décadas". 

Em vídeo, Kenji cita o presidente do PT Tocantins, José Roberto Forzani, e sobre imposição para financiamento de campanha com o propósito de desistência. 

O professor ressalta ser vergonhosa a decisão do PT de tirar candidatura própria à Prefeitura. "As únicas pré-candidaturas que sobraram aqui na cidade são as da direita", critica. 

Fabiano Kenji garante que levará recurso até a nível nacional, se preciso for. 

Confira o vídeo na íntegra: