Sobreviver é o primeiro e o maior desafio enfrentado pelas empresas brasileiras. Cerca de 40% dos negócios no país encerram as atividades antes mesmo de completarem cinco anos, o dado é de um levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A falta de planejamento e uma gestão financeira ineficaz estão entre as principais causas da taxa de mortalidade empresarial, problemas que poderiam ser administrados com o apoio de um contador.
Já se foi o tempo em que os contadores eram apenas as pessoas responsáveis por lidar com os impostos e outras burocracias. Hoje em dia, as empresas que se organizam para aumentar os lucros e crescer já sabem que podem extrair muito mais desses profissionais. Ainda de acordo com o Sebrae, 79% das pequenas e médias empresas desejam contratar contadores que façam recomendações para o negócio, 73% esperam apoio na gestão financeira e 67% buscam o contador mesmo ainda na hora de elaborar o negócio.
Para atender a uma demanda crescente por um serviço cada vez mais completo e que tem se mostrado muito importante para o bom andamento das empresas, os escritórios de contabilidade precisaram se reinventar. O contador consultivo, Luiz André Jardim, da Visão Contábil, entendeu isso e oferece uma consultoria para os empreendedores que buscam esse apoio mais próximo e frequente. "Os empresários começaram a entender o valor de se ter orientações e informações contábeis como aliadas na gestão do negócio. O nosso trabalho hoje envolve muito mais do que resolver burocracia, é algo voltado para a tomada de decisões", afirma o especialista.
Na prática, os contadores se tornaram importantes consultores financeiros, identificando problemas em potencial, avisando sobre gargalos que têm trazido prejuízos para o negócio e ajudando a traçar as melhores estratégias para o crescimento da empresa, sempre tendo como base as questões orçamentárias e tributárias, assim, o desenvolvimento é pensando sobre bases sólidas. A contabilidade consultiva tem sido a chave do sucesso para muitos negócios. (Precisa/AI)