Saúde

Foto: Juliana Carneiro/Secom Palmas

Foto: Juliana Carneiro/Secom Palmas

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus), por meio da Unidade de Vigilância de Controle de Zoonoses (UVCZ), realiza no próximo sábado, 22, das 8 às 17 horas, uma ação de testagem rápida para leishmaniose visceral canina (calazar) e distribuição de coleiras repelentes para prevenção da doença nos setores Santa Fé e Bela Vista, na região Sul. 

A atividade ocorrerá na Escola Municipal Sávia Fernandes, localizada no setor Bela Vista, e na Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Fé, localizada no Santa Fé II. Nesta etapa, apenas os moradores das regiões Santa Fé I, Santa Fé II, Santa Fé III, Santa Fé IV, Setor Sul, Bela Vista e Taquaralto poderão participar. 

Ao todo, 4.630 animais já foram beneficiados pela UVCZ com testagem para calazar e distribuição de coleiras repelentes em toda a Capital. As ações são realizadas pelos agentes de combate a endemias (ACE) que fazem a procura pelos domicílios fechados. Além disso, atividades educativas estão sendo promovidas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nas escolas das regiões.

A Semus ressalta que as coleiras são impregnadas com deltametrina 4% e devem ser colocadas apenas em cães acima de 3 meses de idade, sendo trocadas a cada seis meses. Os tutores devem garantir que as coleiras permaneçam nos animais até a próxima troca. A redução na prevalência da doença é observada após dois anos de uso contínuo da estratégia (quatro ciclos de troca de coleiras).

Para que o animal receba a coleira, os tutores devem apresentar um comprovante de endereço atualizado, comprovando residência em uma das sete regiões selecionadas para a ação, sendo Santa Fé I, Santa Fé II, Santa Fé III, Santa Fé IV, Setor Sul, Bela Vista e Taquaralto. (Secom Palmas)