Polí­tica

Foto: Vinícius Santa Rosa /Secom-TO

Foto: Vinícius Santa Rosa /Secom-TO

A Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados aprovou um requerimento do deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos-TO) para a realização de um seminário em Palmas, nos dias 22 e 23 de julho, que discutirá o potencial e as soluções para os problemas de transporte e logística na região Norte. O evento, em parceria com o fórum regional Norte Export 2024, reunirá especialistas, autoridades do Governo Federal e do Estado, empresários e membros da sociedade civil.

“O seminário vai contribuir para o crescimento econômico e social da região Norte, compartilhando conhecimentos, experiências e propostas que possam resultar em ações concretas”, destacou Ayres.

O Estado do Tocantins ocupa uma posição estratégica no mapa geopolítico nacional, atuando como um centro intermodal para a distribuição e escoamento da produção entre as macrorregiões do Brasil. No entanto, para aproveitar esse potencial, o estado enfrenta o desafio de ampliar sua infraestrutura, abrangendo malhas rodoviárias, ferroviárias, hidroviárias e aeroviárias.

De acordo com Ricardo Ayres, a logística e a infraestrutura de transportes são fundamentais para o desenvolvimento da região Norte. “A movimentação de cargas e pessoas é um desafio significativo, dada a vasta área territorial dos sete estados que compõem a região, representando mais de 45% do território brasileiro. É crucial debater formas de melhorar as condições logísticas e de transporte para fomentar o desenvolvimento regional”, afirmou o deputado, citando a hidrovia Tocantins, o Porto Praia Norte e as BRs 153, 010, 235 e 242 como pontos principais para a integração nacional.

O parlamentar também mencionou a Ferrovia Norte-Sul e sua integração com a hidrovia em Praia Norte, onde um porto já foi criado. “Essa integração é essencial para transformar o transporte de cargas na região. Além disso, a Ferrovia Oeste-Leste vai cruzar com a Norte-Sul, transformando o estado num grande centro logístico”, disse.

Citando o governador Wanderlei Barbosa, Ayres destacou a importância dos distritos industriais e os esforços para industrializar o estado com a produção crescente. Segundo ele, o Governo do Estado tem investido significativamente na malha viária, incluindo novas pontes e recuperação de estradas, como a ponte de Porto Nacional, recentemente inaugurada.