Esportes

Foto: Divulgação Ascom Coapa

Foto: Divulgação Ascom Coapa

Dezenas de pessoas reservaram as primeiras horas da manhã do domingo, 23 de junho, para participar da VI Pedalada Cultural Cooperativista. No evento, organizado pela Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (COAPA), pessoas de diferentes idades percorreram pontos históricos e turísticos da cidade de Pedro Afonso, que no próximo dia 26 de julho completa 177 anos de fundação. A iniciativa faz parte do Dia de Cooperar (Dia C) 2024, uma grande campanha de voluntariado realizada anualmente pelas cooperativas brasileiras.

O passeio passou por ruas e locais que fazem parte da identidade cultural do município, entre eles, a Praça Ecológica IFTO, Avenida Pedro Mariano dos Santos, Rua Manoel Calafate, Rua 26 de Julho, Rua Guimarães Natal, Rua Constâncio Gomes, Rua Anhanguera, Rua Barão do Rio Branco, Museu Histórico Frei Rafael de Taggia, Praça Coronel Lysias Augusto Rodrigues, Igreja Matriz São Pedro Afonso, Tiro de guerra 11-004, Bancrévea Clube, Igreja Batista Câmara Municipal, Mangal e Praça Professora Raimunda Cavalcante.

Além de ser oportunizar lazer e ajudar a preservar a história de Pedro Afonso, o evento também tem caráter social, pois os participantes doaram alimentos não perecíveis no momento da inscrição. Assim como nas edições anteriores, os donativos serão entregues à Associação do Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Pedro Afonso.

Os participantes ganharam um café da manhã reforçado e ainda participaram do sorteio de vários brindes.

Integraão

Praticante de ciclismo, o produtor rural Leandro Peres esteve presente em todas as edições do evento ao lado da esposa e filhas. Ele destaca o caráter integrativo da iniciativa. “Esse é um momento de socialização, de cultura e de ajudar uma entidade importante como a APAE”, avaliou, lembrando que nas primeiras edições também houve a intercooperação entres as três cooperativas do município que se mobilizaram para realizar o evento.

Para o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, a Pedalada Cultural Cooperativista é o principal evento social realizado pela cooperativa ao longo do ano. “Essa atividade é uma forma de mobilizar e integrar a comunidade e nossos cooperados e colaboradores. Além disso, podemos contribuir com a APAE que realiza um trabalho fantástico com pessoas excepcionais”, pontuou.

VI Pedalada Cultural Cooperativista teve o apoio do Sistema OCB/Sescoop-TO, Secretaria Municipal de Saúde e Tiro de Guerra 11-004.

Foto: Divulgação Ascom Coapa