Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Daniel Siqueira

Foto: Daniel Siqueira

Também conhecida como A Voz de Goiás, título dado pelo diretor de novelas Marcos Schechtman, da Rede Globo, a cantora Maria Eugênia está em turnê pelo País para celebrar suas três décadas na música, por meio do musical “Maria Eugênia – Turnê 30 Anos”. No Tocantins o show acontece no Teatro Sesc Palmas, no próximo sábado, dia 29 de Junho. A sessão única acontece às 20 horas, com entrada franca e classificação livre.

A realização é da Lume Produções Artísticas com patrocínio do edital Circula Goiás – Difusão da Arte e Cultura Goiana, da Lei Paulo Gustavo (LPG), via Secretaria Estadual da Cultura de Goiás e Ministério da Cultura, do Governo Federal. O projeto celebra as três décadas de sucesso do primeiro disco de Maria Eugênia, considerada uma das vozes femininas mais importantes, reconhecidas e afinadas da música popular goiana e brasileira. Os shows apresentam grandes canções da trajetória da artista, destacando sua representatividade goiana na música brasileira.

Estarão no repertório canções que destacam o folclore e os costumes do povo como como Folia da Estrela Guia/ Notícias do Brasil (Maria Eugênia, Nasr Chaul e Fernando Perillo), os povos originários e tradicionais como Índios/ Retratos do Brasil, obras de artistas tocantinenses como Cuida do que é seu em mim (Tião Pinheiro, Léo Pinheiro e J. Bulhões), Nois é Jeca mais é Jóia, Dodoi e Frutos da Terra (Genésio Tocantins e Hamilton Carneiro);  clássicos da MPB como Ponteio (Edu Lovbo), Brasil Pandeiro (Geraldo Pereira), Trocando em Miúdos (Chico Buarque) e Companheiro (Naire/Tibério Gaspar), música que foi tema de abertura da novela Araguaia, da Rede Globo.

A apresentação em Palmas integra projeto de turnê nacional, em que a artista aponta seleção de cidades onde tem histórias, sendo elas Palmas, São Paulo e Niterói. “A proposta é de comemorar os meus  30 anos de carreira com amigos, músicos, artistas e fãs, pessoas que fizeram este tempo passar com leveza , arte, e sobretudo muito amor”, expressa a cantora.

Reconhecida como “Cantriz”, os álbuns de Maria Eugênia revelam a potência, beleza e maturidade técnica de sua voz. Mostram também, todavia, a impossibilidade de se lhe atribuir apenas um ou outro adjetivo: graciosa, agressiva, ingênua, sedutora, matreira ou o que seja, todos eles se revezam para dar contorno à personalidade de cada canção por ela interpretada.

Biografia

Maria Eugênia iniciou a carreira em 1986, com premiações em festivais e participando de shows e discos de compositores goianos. Formou-se em piano erudito em 1990. Seu primeiro disco (que levou seu nome) veio em 1992. Sua mais importante turnê internacional foi de 1999 a 2009, no projeto “Solo Brasil”, com o espetáculo “Uma Viagem Através da Música do Brasil”. Esse trabalho foi mostrado pelas Américas Central e do Sul, em mais de 20 países como Venezuela, México, Cuba, Jamaica, Bahamas, Argentina, Uruguai e Paraguai. Na Europa, apresentou-se na Expo Hannover (Alemanha).

Participou de programas como Som Brasil, da Rede Globo, em homenagem a Chico Buarque, onde cantou duas canções, ao lado de nomes como Miúcha, Cauby Peixoto e Bibi Ferreira. Transformado depois também em um DVD.

Em 2014, Maria Eugênia ousou ainda mais, como atriz, sendo protagonista do curta “Os 3 pecados” dirigido por Thaís Oliveira, depois de várias participações em outros filmes. Em 2022 e 2023 realizou o Projeto Educanto, viajando por 24 cidades no interior de Goiás, encantando mais de 17 mil alunos.

Músicos:

Luiz Chaffin, direção musical e violão

Marcelo Maia, baixo

Fred Valle, bateria

Edilson Morais, percussão.