A Polícia Militar realizou visita técnica nessa quinta-feira, 27, ao Centro de Inteligência Tecnológica (CIT), da cidade de Aparecida de Goiânia, Estado de Goiás. A visita contou com a presença do comandante-Geral, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça. O convite veio por parte do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sandro Cristoph Alves de Oliveira.
O Centro de Inteligência Tecnológica (CIT) faz parte do Programa Cidade Inteligente e Olhos de Águia, uma referência em Monitoramento no Brasil. O CIT abriga duas centrais de videomonitoramento e um moderno Data Center que armazena informações e dados da prefeitura de Aparecida de Goiânia, auxiliando no atendimento das demandas da população deste município, como a segurança.
O coronel Márcio Barbosa pontuou que projetos como esse na segurança são imprescindíveis para a segurança dos cidadãos. “Aparecida hoje é totalmente cercada eletronicamente em todas entradas e saídas, e dentro desse cercamento, ela é monitorada por mais de 3000 câmeras. Todos sabem que se cometer delito, nesta cidade, certamente será identificado e preso, isso inibe o crime e por consequência gera sensação de segurança”, afirmou o coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça
Mais sobre o Centro de Inteligência Tecnológica (CIT)
O CIT possui salas de monitoramentos, bem como data center, câmeras e um canal direto de comunicação com a Central de Operações, que auxilia no Programa Cidade Inteligente e Olhos de águia. Este projeto, por exemplo, possui câmeras em áreas vias públicas; nas escolas; em unidades de saúde, soluções de inteligência artificial como reconhecimento facial, leitura de placas e outros algoritmos que detectam características de pessoas, entre outras inúmeras possibilidades e especificidades que contribuem para o desenvolvimento da cidade e a manter a cidade mais segura. (PMTO)
Foto: Ascom PMTO O CIT é referência no Brasil. (Foto: Ascom PMTO)