Polí­tica

Foto: Mirdad

Foto: Mirdad

Dores de cabeça, na barriga, nas articulações, dificuldades respiratórias, de locomoção e atraso no desenvolvimento da fala. Estes são alguns dos problemas de saúde relatados pelos pacientes atendidos no segundo mutirão do Saúde Metropolitana, programa realizado pelo deputado estadual, Eduardo Mantoan (PSDB) em parceria com a Prefeitura de Palmas.

O parlamentar, autor da emenda de R$ 2 milhões, a única do legislativo estadual enviada para a Rede Municipal de Saúde da capital, se emocionou ao ver na prática o resultado da sua iniciativa. “O dia de hoje vai ficar marcado na minha vida, na minha história e na de muitas pessoas. Palmas, a capital de todos os tocantinenses, abre as portas para promover saúde de qualidade em respeito à dor e aos direitos de todos cidadãos tocantinenses. Não contive as lágrimas ao ouvir os depoimentos de pessoas que esperavam há mais de três anos por atendimento. Que este programa, fruto de mais uma parceria de sucesso com a prefeita Cinthia, possa transformar e salvar mais vidas!”, disse Mantoan.

Moradora de Rio Sono, a mãe da Sônia Maria Maciel foi uma das pessoas beneficiadas. Aos 72 anos, a dona Maria é professora aposentada e aguardava pela consulta com o neurologista para avaliar a perda de memória. “Minha mãe teve uma vida bem difícil e anda esquecendo até o básico, como os nomes dos filhos. Só da gente ter conseguido o atendimento pelo SUS é uma grande vitória. Estes dias ela fez uma bateria de exames e gastou bastante, então se fosse pagar pela consulta ficaria pesado. Estamos muito felizes e aliviados!”.

Neste segundo mutirão, cerca de 500 pacientes passaram por consultas ou exames especializados, na capital. “Palmas recebeu hoje pacientes de cerca de 20 municípios, oferecendo solução, dignidade e acolhimento para os seus moradores. Em dois mutirões foram mil atendimentos, o que nos deixa muito felizes por melhorar a vida das pessoas que mais precisam”, comemorou a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro.

Foto: Mirdad

Com cerca de 3.300 habitantes, Chapada da Natividade enviou 12 pacientes, que esperavam por consultas com ortopedista, otorrinolaringologista e com médicos especialistas em cirurgia geral. Eles vieram acompanhados pelo Secretário de Saúde do município, Adelmo Pereira Barros, que agradeceu ao deputado pela oportunidade. “Na nossa cidade só contamos com o postinho de saúde da família, por isso há uma grande demanda reprimida por atendimento especializado. A organização e o calor humano dos profissionais daqui nos deixaram felizes e satisfeitos. Nós só temos a agradecer pelo papel de grande valia que estão exercendo com este programa".

O mutirão contou ainda com as presenças do deputado estadual, Júnior Geo e do presidente da Câmara Municipal de Palmas, vereador Folha. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, responsável pelo gerenciamento do Saúde Metropolitana, os atendimentos irão continuar conforme o cronograma pré-estabelecido. “Além dos pacientes de Palmas, estamos recebendo os de outros 37 municípios da fila do SISREG- plataforma do Ministério da Saúde, que regula os procedimentos de média e alta complexidades. Temos até o fim do ano para atender milhares de pessoas das cidades, que não têm estas especialidades contratualizadas em suas redes de saúde”, explicou a secretária da pasta, Anna Crystina Bezerra.